linda insta

Reportagens EDIÇÃO 40 - SETEMBRO 2010

Nessa cama tem goteira!


Fazer xixi na cama na maioria dos casos tem causas psicológicas

É hora de acordar, depois de espreguiçar-se vem a surpresa: a cama está encharcada. O incômodo de fazer xixi enquanto dorme pode acontecer eventualmente até os cinco anos de idade, enquanto o mecanismo urinário ainda está amadurecendo. O problema é quando a criança fica mais velha e continua molhando o lençol ou quando mesmo antes dos cinco anos ela deixa o xixi escapar frequentemente durante a noite.
De acordo com a médica pediatra, Josane de Freitas Caldas Dutra, 50 anos de idade, sendo 25 de profissão, essa doença é chamada de enurese noturna e precisa ser tratada por um especialista. “Ao contrário do que muitos adultos pensam, não é manha nem uma forma de chamar a atenção. Quando a família percebe que alguma coisa está errada, o melhor a fazer é procurar um médico para investigar as razões do problema”, ressalta. Primeiramente é preciso identificar se a causa não é orgânica: como bexiga neurogênica (criança não controla as enervações do órgão), infecção urinária ou deficiência na produção do hormônio antidiurético, que atua nos rins diminuindo a produção de urina durante a noite. Em qualquer um desses casos o tratamento é feito a base de medicação.
“Caso nenhuma causa orgânica seja detectada, a origem certamente será psicológica, o que acontece na maioria dos casos. É hora do médico identificar a história familiar. Se aconteceu alguma separação, morte ou trauma é possível que esse seja o fator que está desencadeando a doença”, comenta a pediatra. Nesse caso, a solução está na mudança de hábitos e cuidados como diminuir a quantidade de líquidos ingerida pela criança desde o final da tarde. “É bom ficar atento e procurar ajudar a criança a solucionar o problema o mais rápido possível, pois a enurese noturna pode levar à depressão e ansiedade”, ressalta Josane.


Enurese noturna: causas podem ser orgânicas ou como na maioria dos casos, psicológica



Ajude seu filho

. Diminua a quantidade de líquidos desde o final da tarde. Não dê mamadeira à criança antes dela dormir, isso pode levá-la a fazer xixi na cama.


. Leve a criança ao banheiro antes de dormir e acorde-a de madrugada para fazer o mesmo. Se for preciso, use o despertador.

. Outro passo é conscientizar a criança de todo o processo urinário e orientar alguns exercícios para que ela tente aumentar o controle sobre a vontade de fazer xixi.

. Uma motivação descontraída é toda vez que a criança acordar e perceber que não fez xixi na cama, ela marcar num diário com carinhas felizes ou estrelinhas e a cada etapa vencida vai melhorando a autoestima.

. Não brigue ou castigue a criança. Seja paciente, pois seu filho não faz xixi na cama de propósito. Diga que isso não é motivo de vergonha e que ocorre com muitas crianças.

Fonte: pediatra Josane de Freitas Caldas Dutra





A enurese noturna não é hereditária, o que acontece é uma prevalência do problema em crianças que o pai ou a mãe também molhavam os lençóis.








EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601