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Reportagens EDIÇÃO 40 - SETEMBRO 2010

A um passo do sucesso


Para garantir o êxito profissional é necessário muito mais que habilidades técnicas

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, qualificação profissional através de MBA, pós-graduação, cursos de especialização contam muitos pontos na hora de conseguir um emprego ou manter o que já tem. Na busca frenética pelo conhecimento e por diplomas na parede, o que muitos esquecem é que só a qualificação técnica para o cargo não garante o êxito na carreira. É necessário ter domínio de algo que muitos ainda não conseguiram: a emoção. De acordo com a psicóloga pós-graduada em gestão de pessoas, Cecília Chaves, 40 anos de idade e oito de profissão, saber controlar os sentimentos e impulsos é fundamental para quem quer atingir o sucesso profissional. Confira as dicas da psicóloga para dominar a emoção.



Carreira: controle emocional é fundamental para alcançar o sucesso







Controle de impulsos

Ser competente nas relações é ser inteligente emocionalmente, por isso que saber se controlar, saber ter assertividade nas suas ações é fundamental para que possa identificar-se com o outro e assim conseguir manter boas relações. Caso você venha se arrependendo por falar antes de pensar, está na hora de trabalhar esse quesito. Identifique um objetivo de carreira e tenha em mente qual o melhor comportamento para alcançá-lo.



Pontos negativos e positivos

O autoconhecimento é o segredo para o bem viver. Quem busca conhecer a si mesmo, com certeza irá conhecer melhor o outro. Avalie como os pontos positivos contribuem para seu sucesso e da mesma forma como os negativos afetam o desempenho. Como identificar se precisa melhorar? Perceba se mais de uma pessoa aponta algo a melhorar e você nega, transferindo para outro a dificuldade comportamental ou quando você acha que só sempre tem razão. Faça uma lista de pontos positivos e outro de pontos a melhorar e a partir daí comece a viver percebendo melhor a si mesmo.



Identificando-se com o outro

Tenha interesse em conhecer os colegas e chefe para melhorar o relacionamento na empresa. Respeitar as diferentes personalidades e opiniões dentro do ambiente e colocar-se no lugar dos outros é essencial em qualquer negociação. Quando você não consegue estabelecer uma relação harmônica com o outro, e esta harmonia precisa se dar de forma natural, sem forçar uma aproximação ou afinidade, é porque está na hora de rever suas atitudes. Procure perceber suas ações e reações comportamentais e também a entender as opiniões e visões dos outros – afinal, nem sempre estamos certos.



Motivação

Manter-se motivado é fundamental para o crescimento. Nunca esqueça que motivação não vem de fora, o funcionário pode receber estímulos, mas terá que desenvolver por conta sua motivação. Assim perceba: como você se mantém durante sua jornada de trabalho? Como você está encarando as dificuldades? Se notar que nada tem sentido e se não consegue ter prazer nas suas tarefas, está na hora de resgatar a motivação. Como? Primeiramente entendendo porque está se desmotivando. Segundo tomando a atitude mais adequada para que sua motivação se manifeste. Se não conseguir sozinho, busque ajuda para entender melhor seu momento e sentimentos.



Trabalho em equipe

É a partir de um trabalho de equipe que se consegue resultados consistentes, por isso as organizações trabalham cada vez mais seus funcionários para desenvolverem um espírito para atividades em grupo. Uma boa dica para saber como está sua sociabilidade é analisar se você está focado só nas suas funções e não se coloca a disposição dos demais. Caso perceba que sim, tente não ser o primeiro a bater o ponto no fim do expediente, se ofereça para auxiliar em outros setores, desenvolva sua flexibilidade, disponibilidade, percepção e pró-atividade dentro do trabalho.





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