linda insta

Reportagens EDIÇÃO 39 - AGOSTO 2010

Frio de renguear cusco


Cuidados são fundamentais para os cachorros não sofrerem no inverno

Nos dias frios do inverno tudo o que queremos é nos mantermos aquecidos. Os cães também e para isso eles precisam de atenção especial. Não pense que por terem pelos estão suficientemente protegidos, é preciso alguns cuidados para garantir um animalzinho na temperatura certa. LINDA conversou com o veterinário Ricardo Caputi de Campos, 31 anos de idade e sete de profissão, que dá as dicas:


Baixa temperatura: cachorros também precisam de agasalhos para se manterem aquecidos



Look de inverno

Usar roupinhas não é só para fazer charme. Os cachorros de pequeno porte e com pelos curtos, como pincher e linguicinha, agradecem o cuidado, pois são os que mais sentem as baixas temperaturas. Na hora de escolher a peça é preciso cuidado para que não restrinja os movimentos do animal. Cães de grande porte e com pelagem longa, como o São Bernardo são os únicos que não necessitam usar roupas.


Cuidado com o banho

Deixar de dar banho no inverno? Nem pensar. Para deixar o animal limpinho durante o frio, basta observar alguns cuidados, como usar água morna, secá-lo com secador e não expor o bichinho imediatamente a áreas externas. Não esqueça, banho no máximo uma vez por semana, menos que esse espaço de tempo no inverno não pode.


Hora de encher o prato

Se o apetite do dono aumenta nos dias mais frios, o do cão segue o mesmo caminho, pois os organismos funcionam de maneira parecida. Assim como as pessoas, eles também precisam de mais calorias para manter o corpo aquecido. Cerca de 20% a mais de alimentos é o suficiente para equilibrar essa necessidade extra de calorias.


Atenção à saúde

Os cães também sofrem com resfriados, neles chamada de traqueobronquite. O sintoma mais comum é tosse como se estivesse engasgado. Nesse caso o melhor é procurar um veterinário.


Cama na medida

Existem mantas especificas para animais que são antialérgicas e de fácil limpeza, mas se o orçamento anda curto e a ideia é economizar, vale usar cobertores que a família não usa mais para aquecer a cama dos cachorros. Seja qual for a escolha para deixar o local aquecido, nunca se deve esquecer de expor as peças constantemente ao sol. Caso o cão fique na rua, nunca deixe sem nenhum abrigo, até uma caixa de papelão já protege do vento, frio e chuva.



Apoio: pet shop Dog’s Ville





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601