linda insta

Reportagens EDIÇÃO 37 - JUNHO 2010

Hora de escovar os dentes


Saúde bucal dos pequenos requer atenção especial

 

Tão importante quanto a higiene e a saúde das crianças é cuidar do sorriso delas. A regra simples, mas com reflexos para a vida toda, vale já a partir dos primeiros dias após o nascimento. Elas não precisam ter os primeiros dentes para que os pais comecem o processo diário de limpeza, que aos poucos deve ser incorporado como um hábito na rotina dos pequenos. “O segredo é tornar a higiene bucal um hábito desde muito cedo, assim como o banho”, resume Andréia Bertani Ottoni, mestre em odontopediatria.
Segundo ela, os cuidados com a saúde bucal das crianças podem começar antes mesmo do parto, com a futura mamãe indo até o dentista em busca de informações. “É uma tarefa fundamental para o futuro da criança”, garante Andréia, recomendando que antes da erupção dos dentes a limpeza seja feita pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes do sono noturno do bebê. Os restos de leite e alimentos devem ser removidos com uma gaze ou dedeira atoalhada.
A escovação deve ser incorporada à rotina da criança assim que os primeiros dentinhos começam a aparecer.

Deve ser usada uma escova bem macia e com a cabeça pequena. O creme dental deve ser sem flúor, para evitar riscos de manchas futuras nos dentes permanentes. Até o fio dental deve fazer parte do enxoval das crianças antes mesmo de elas completarem 1 ano. “A escovação deve ser feita após as refeições e principalmente antes de a criança dormir, se possível depois da mamadeira”, recomenda a especialista.
Segundo Andréia, os pais são os grandes responsáveis pela saúde bucal dos filhos, devendo acompanhar a escovação até por volta dos 9 anos, que é quando a coordenação motora delas garante uma boa escovação. “Os pais não podem dar moleza. É obrigação deles completarem a escovação dos dentes dos filhos”, reforça a odontopediatra. Ela acrescenta que “os bons hábitos adquiridos na infância certamente perdurarão por toda a vida. Por isso é fundamental o incentivo de uma boa higiene bucal e de uma dieta pouco cariogênica”.


 

Escovação dos dentes deve se tornar um hábito desde muito cedo. Pais precisam estar de olho



As dicas de Andréia


. Você não deve esperar o surgimento dos primeiros dentes para cuidar da saúde bucal do seu filho. A limpeza deve começar nos primeiros dias de vida.

. A partir da erupção dos dentes a escovação deve se tornar um hábito sempre após as refeições. Use escova macia e creme dental sem flúor. A partir de quando a criança tiver oito dentes passe o fio dental uma vez ao dia.

. A criança torna a escovação um hábito por volta dos 2 anos. É importante incentivá-la diariamente, utilizando músicas e histórias infantis. O exemplo dos pais é fundamental.

. Uma alimentação saudável também é importante para a saúde bucal. Alimentos com muito carboidrato, açúcar e amido contribuem para a produção de ácidos que formam a placa bacteriana que ataca o esmalte dos dentes.

. Guloseimas em excesso são um problema para os dentes dos pequenos. É importante que os pais controlem o consumo. O ideal é que a criança coma um doce, por exemplo, após a refeição, já que logo irá escovar os dentes.

. Assim como as visitas ao pediatra, inclua na agenda do seu filho duas idas anuais ao dentista.








BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601