linda insta

Reportagens EDIÇÃO 36 - MAIO 2010

De olho na lista de presentes


Deixar a relação do que se quer – e precisa – em uma loja ajuda noivos e convidados

 

Depois de decidir a data do casamento e os detalhes da festa, a missão dos noivos é pensar nas listas de convidados e de presentes. A primeira é mais complicada de fechar do que a segunda, principalmente com o crescimento, nos últimos anos, dos serviços de lista de noiva oferecidos em lojas da cidade. E as vantagens são tanto para quem dá quanto para quem recebe o presente.
O gerente da loja da Afubra em Cachoeira do Sul, Fábio Silva, explica que deixando a lista na loja os noivos reduzem o risco de ganhar presentes repetidos e, ainda, podem escolher até o modelo do produto. A rede disponibiliza uma pré-lista com mais de 150 itens, com a qual os noivos circulam pela loja e indicam o que querem receber. “Eles marcam o código do presente e sabem que vão receber aquilo, sem risco de vir em uma cor ou modelo indesejado”, destaca.
Já para os convidados, ter a lista em um só local também facilita. “Não precisa ficar quebrando cabeça pensando no presente nem perder horas procurando”, detalha. Entre as vantagens oferecidas pela Afubra estão a entrega gratuita no local indicado pelos noivos e a concessão de um bônus de 5% do valor total dos produtos da lista vendidos na loja, além da possibilidade de trocas. “Há casais que chegam a ganhar bônus de R$ 500,00 para gastar conosco”, observa.

Em outras lojas os noivos podem deixar uma lista personalizada. É o caso da Vivenda. A empresária Lisiane Schwab diz que produtos de bazar, como louças, cristais e travessas, são os mais solicitados pelos noivos. Ela lamenta, no entanto, que nos últimos anos vem reduzindo o número de listas deixadas na loja. “Existe um certo preconceito. Há quem pense que aqui as coisas são caras, o que não é o caso”, garante.




Hora da escolha


Juntos há sete anos e meio e com casório marcado para o fim de julho, Fernanda Cavallini, 24 anos, e Renato Cassol Filho, de 22, dedicaram duas horas para circular entre as prateleiras da Afubra e selecionar o que pedirão de presente aos convidados. A lista, que será disponibilizada somente após a distribuição dos convites, inclui eletrodomésticos, utensílios para a cozinha e até ferramentas. O mix de produtos da loja foi decisivo para a escolha, já que o noivo, produtor do distrito de Barro Vermelho, não abriu mão de pedir materiais que poderá usar tanto em casa quanto no trabalho. Fernanda diz que teve dúvidas antes decidir deixar a lista em uma loja. “Parecia feio especificar para os convidados os presentes que queremos. Mas como eles sempre dão uma lembrança resolvemos organizar para evitar problemas depois”, justificou.






Empresários acostumados a trabalhar com listas de noivas na cidade dizem que o ideal é disponibilizar a relação de presentes no máximo dois meses antes do casamento. Isso porque geralmente os convidados deixam as compras para as últimas semanas. Outra dica é preparar uma lista diversificada, com presentes de diferentes preços. Para os convidados, uma saída interessante – e oferecida em lojas como a Afubra, por exemplo – é o cartão presente.







É possível surpreender os noivos


Os convidados – principalmente os padrinhos – também podem surpreender presenteando os noivos com a suíte para a noite de núpcias. Independente de qual será o roteiro a partir do dia seguinte, com certeza será um agrado e tanto. Dos três principais hotéis da cidade, dois – Hamburgo e Tropical Confort – oferecem pacotes específicos para a ocasião. O preço varia de R$ 200,00 a mais de R$ 700,00.
No Hamburgo Hotel, que fica no Centro, há uma suíte especial para noite de núpcias. Tem sala de estar, cama redonda, sacada, internet sem fio, ar-condicionado e TV de tela plana. O café da manhã é especial e os noivos têm direito a sauna. A decoração do ambiente, no entanto, é por conta deles ou de quem está presenteando.
Já no Confort, na Rua Bento Gonçalves, o pacote de núpcias pode ser adaptado para os apartamentos standard, luxo e também para as suítes. Só a decoração em tons branco e vermelho e com muita pétala de rosa já é um atrativo. Há ainda espumante e café da manhã especial O ambiente, totalmente remodelado, inclui iluminação especial e banheira de hidromassagem até com TV de plasma. A procura pelo serviço vem aumentando e há casos de reservas feitas com seis meses de antecedência.











EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601