linda insta

Reportagens EDIÇÃO 31 - NOVEMBRO 2009

Meu primeiro emprego


Como conquistar uma oportunidade para mostrar que tem talento

Se tem uma coisa que preocupa os jovens é como conseguir o primeiro emprego. Com o mercado de trabalho cada vez mais concorrido, só mesmo os mais bem preparados conseguem a tão sonhada vaga. A especialista em gestão de pessoas, recrutadora e avaliadora de candidatos para trabalho Cecília Chaves, 39 anos de idade, sendo sete de experiência, dita o que é preciso para inaugurar a carteira de trabalho.


Entrevista: um dos pontos que mais pesam na hora da contratação


.  Escolha

O jovem que ainda não tem uma profissão deve buscar uma colocação em empresas que sinta uma atração especial. Por exemplo, se gosta de contato com o público, procure trabalhar com atividades de atendimento. Essa decisão despertará grande motivação e este fator contará pontos importantes ao candidato durante o processo de contratação.

. Elaboração do currículo

Como se trata do primeiro emprego, não haverá experiências profissionais anteriores para serem descritas. No entanto, falar sobre trabalhos voluntários pode acrescentar pontos, por demonstrar a disponibilidade de trabalhar sem remuneração. É importante incluir no currículo informações sobre habilidades e competências pessoais.

. Preparação para a entrevista
As empresas estão valorizando muitos aspectos comportamentais relacionados à inteligência emocional, fator ligado à capacidade de automotivação e comunicação, bom humor, empatia, pró-atividade, trabalho em equipe e relacionamento interpessoal. Portanto, o candidato que tiver deficiência em alguns desses aspectos, deve procurar desenvolvê-los antes de se apresentar para uma vaga. Outra questão é o autoconhecimento, que garante mais segurança na hora da entrevista.

. Construir uma networking

A networking (rede de relacionamentos) desempenhará papel importante na conquista do primeiro emprego e também ao longo da vida profissional. Liste os familiares, parentes, amigos e conhecidos. Faça a seguinte pergunta: quem pode contribuir, ou conhece alguém influente que poderia ajudar a conquistar o emprego? Às vezes você não conhece ninguém próximo que possa ajudar diretamente, no entanto tem um amigo cujo pai trabalha em uma empresa que poderia ser uma boa opção de emprego. Professores também são referenciais para indicação principalmente em Cachoeira do Sul. Um exemplo são as empresas de Santa Catarina que buscam na Escola Profissional de Saúde os currículos de seus melhores alunos.

. Traçar objetivos e metas a serem alcançadas
É preciso ter objetivos, traçar metas bem específicas para podermos avaliar periodicamente se estamos obtendo ou não sucesso em nossa vida pessoal e profissional. Por exemplo, uma jovem universitária que está no meio do curso pode definir como objetivo conseguir um estágio em uma grande empresa, com reais possibilidades de ser contratada ao final de seu curso. No entanto, como este objetivo pode ser um pouco difícil de alcançar imediatamente, esta estudante deverá buscar atingir algumas metas intermediárias, através de colocações mais modestas inicialmente, adquirindo experiência e se preparando adequadamente para, no momento certo, conquistar o objetivo de médio prazo que é uma colocação em uma grande empresa.

. Conhecer o mercado
O conhecimento do mercado que pretende trabalhar é fundamental. Ele será um grande diferencial competitivo que o candidato conquistará e essas informações ainda ajudarão na elaboração do currículo e na preparação para a entrevista.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 136 - junho de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601