linda insta

Reportagens EDIÇÃO 32 - DEZEMBRO 2009

Tá seguro!


Tecnologia é a grande aliada para quem quer garantir a segurança de sua casa

As férias estão chegando e muitas famílias aproveitam essa época do ano para viajar e descansar. Para curtir esse período com tranquilidade, além de planejar um roteiro confiável, é preciso ter alguns cuidados básicos para garantir a segurança da residência enquanto seus moradores estiverem fora. De acordo com o proprietário da empresa de segurança Sisp, Júlio Bittencourt, 58, a instalação de sistema de alarme monitorado é a alternativa mais moderna e econômica para garantir a segurança do patrimônio. A grande vantagem é a comunicação dele 24 horas por dia com uma central, que recebe as informações e pode tomar todas as medidas necessárias para evitar qualquer problema.
“Esse sistema de câmaras também vem se tornando cada vez mais comum, mas ele somente é eficiente se tiver alguém sempre monitorando as imagens”, observa.
Bittencourt acrescenta que a vantagem da câmera tanto na residência quanto na empresa é que, como é conectada à internet, permite que o proprietário esteja monitorando o local através da web, mesmo estando em qualquer parte do mundo. “Isso porque o alarme dá o alerta de que algo errado está acontecendo. Neste caso, uma equipe tática da empresa de monitoramento contratada desloca-se imediatamente à residência, chegando lá em poucos minutos”, explica.
Outra boa alternativa para quem quer viajar com tranquilidade ou ainda se sentir mais seguro quando está em casa é a instalação de cercas elétricas. Este sistema faz a segurança periférica do imóvel dificultando ou até mesmo impedindo a entrada de marginais. “As cercas podem ser conectadas ao mesmo alarme da casa. Se o ladrão apenas toque nos fios, ele receberá uma descarga elétrica. Caso a cerca seja cortada, o alarme é acionado e a equipe de vigilância também se desloca rapidamente até o local”, comenta Bittencourt.
VALORES - Para quem quer investir em um sistema de segurança confiável, é possível adquirir bons equipamentos com valores acessíveis. Segundo Júlio Bittencourt, com um investimento a partir de R$ 600,00 já é possível implantar um sistema de alarme monitorado na residência. Já o valor máximo é ilimitado, mas um sistema completo sai hoje por cerca de R$ 3 mil. O valor pode variar de acordo com o número de câmaras instaladas.


Julio Bittencourt: sistema de alarme veio para trazer tranquilidade na hora de sair de casa



"Sistema de alarme é o melhor investimento”

A advogada Rosana Nascimento Azevedo, 50 anos, ao se mudar para nova residência no Bairro São Luis há cerca de seis anos, não dispensou no orçamento da reforma do novo lar a instalação de alarmes monitorados. Além de garantia do patrimônio, o sistema garante a tranquilidade da família. "Costumamos viajar nos finais de semana e férias, por isso queremos que nossa casa esteja segura. O sistema de alarme foi o melhor investimento que fizemos", garante Rosana. A advogada lembra que a primeira vez que o alarme tocou na ausência da família, rapidamente a equipe de vigilância chegou, revistou toda a casa e não constatou furto. Por sorte, o problema havia sido apenas uma porta mal fechada que se abriu com o vento e fez o alarme disparar.
No entanto, há cerca de dois meses o alerta do sistema fez a família despertar rapidamente e deparar-se com um ladrão já ingressando na cozinha da residência. "Mesmo durante a noite deixamos o alarme ligado para termos ainda mais segurança. Se não fosse isso, certamente o homem teria entrado sem problemas em nossa casa, mas felizmente ele apenas quebrou um pedaço da porta e não chegou a entrar em outros cômodos", relembra ela. Rosana destaca que para que as famílias tenham certeza da qualidade do serviço que estão usando é preciso investir na contratação de uma empresa do ramo que tenha um histórico de confiabilidade.


Rosana Azevedo: alarme foi um dos primeiros investimentos antes de se mudar




Mesmo com o auxílio da tecnologia, algumas dicas simples ajudam na proteção da residência quando ela está sozinha, independente de ser por um curto ou longo período.

. Peça para suspender a entrega de jornais

. Peça para alguém de confiança recolher as correspondências que chegarem

. Evite deixar as luzes acessas durante o dia. Elas mostram que não tem ninguém em casa para apagá-las

. Guarde em cofres bancários grandes quantias em dinheiro ou objetos de valor

.
Coloque cães de guarda

. Contrate serviço de ronda, onde homens passam na frente da residência periodicamente

. Tenha muros ou grades altas e fechaduras resistentes

. Não deixe a grama crescer. Isso também é um sinal de que não tem ninguém cuidando da casa








EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 136 - junho de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601