linda insta

Reportagens EDIÇÃO 29 - SETEMBRO 2009

Cachoeira na passarela


Por onde andam os modelos cachoeirenses que fazem sucesso no mundo da moda?

 

Cachoeira do Sul é uma terra de gente bonita. Quer prova maior disso? A quantidade de conterrâneos que andam fazendo sucesso como modelos: Laura Goltz, Letícia Altenbernd, Renan Bauer, Luiz Afonso Schwab, João Carlos Scarparo, Mateus Castagnino, Jonathan Giuliani e Marjorie Prolla estão despontando no mundo da moda e ainda pode ser que tenhamos esquecido algum nome. Eles são exemplo de beleza e dedicação a uma carreira ora glamurosa, ora cheia de obstáculos. Uma profissão curta e incerta, mas que tem rendido além de fama, orgulho para sua cidade natal, uma das poucas que têm o privilégio de ter tantos modelos entre seus habitantes. Tá curioso para saber por onde eles têm andado? LINDA foi atrás e conta um pouco de suas vidas.


 

Luiz Afonso Schwab


. 19 anos
. Filho de Luiz Alberto Schwab e Beatriz Teixeira Schwab
. Iniciou a carreira em 2007, quando foi o primeiro colocado no Elite Models.
. Já passou por Nova York, Paris, Milão, Berlin, Madri e São Paulo. Fez trabalhos para GQ Itália, Details Magazine, Kult e Tendencias Fashionmag. Nesta última foi capa de revista. Além disso já desfilou para grifes como Prada, Joop, Louis Vuitton, Lacoste, Marc By MarcJacobs, Hermes e fez campanhas nacionais para Ellus, 2nd Floor e Redley.

. De férias em Cachoeira no mês de agosto, Luiz Afonso retoma suas viagens em setembro. “Quando estou no Brasil costumo visitar Cachoeira sempre que posso, principalmente aos fins de semana, quando gosto de ir para a fazenda da família”, conta.
. Em seus projetos está cursar a faculdade de Agronomia.




 Leticia Altenbernd


. 23 anos
. Filha de Rejani e Glenio Altenbernd
. Iniciou a carreira em 2000, depois de participar de um evento promovido pela equipe de Dilson Stein, descobridor de Gisele Bündchen. Logo foi morar em São Paulo.
. Já passou por países como Japão, Estados Unidos e Itália.
. Como atualmente os pais estão morando na cidade de Rio Grande, dificilmente Leticia tem vindo a Cachoeira. Em seus planos está visitar em breve à avó e tias que seguem residindo aqui.
. Entre os trabalhos de destaque estão desfiles para Givenchy, Giorgio Armani, Pierre Cardin, Jasmine di Milo, editoriais para a revista Vogue Brasil, Vogue Grécia e revista Purple.
. Atualmente Leticia está passando uma temporada no Rio de Janeiro, mas sua residência está fixada em Paris.
. Em seus projetos está terminar o ensino médio, trancado por causa da agenda de trabalho, e seguir estudando nessa temporada na Escola de Artes Visuais do Parque Laje no Rio de Janeiro.


 

João Carlos com o irmão João Augusto

João Carlos Scarparo


. 23 anos
. Filho de Olindo Augusto Scarparo e Maria Luiza Sander
. Foi descoberto por um caça-talentos em 2004 que o convidou para iniciar a carreira em São Paulo. Seguindo os passos do irmão João Augusto Scarparo, que venceu o Elite Model Look 2004, ele segue na profissão até hoje.
. Atuando com o nome profissional de Carlos Sander, ele coleciona trabalhos de destaque na Itália, Paris, Alemanha, Grécia, Estados Unidos, Líbano, Escócia e Espanha. Em seu currículo constam trabalhos para as grife Dolce & Gabbana, Diesel e Roberto Cavalli.
. Sempre que consegue um intervalo entre seus trabalhos vem visitar a família em Cachoeira.
. Entre seus projetos está seguir na carreira de modelo, seja passarela ou fotográfico, até conseguir juntar dinheiro para investir em alguma coisa concreta e também para poder se divertir.



 


Jonathan Giuliani


. 21 anos
. Filho de Silvia e Robispierre Giuliani
. Os convites para ingressar na carreira de modelo começaram ainda na adolescência, mas por querer seguir na carreira do Direito, Jonathan sempre recusava. Foi só no início desse ano que ele decidiu trancar a faculdade para apostar na profissão de modelo e então foi morar em São Paulo.
. Mesmo estando há pouco tempo no mundo da moda, Jonathan já coleciona trabalhos, entre os mais importantes estão desfiles no São Paulo Fashion Week.
. Sempre que consegue um intervalo entre seus trabalhos vem visitar a família em Cachoeira.
. Fazendo o curso de ator da Escola Wolf Maia, em seus planos está ir para Nova York assim que a agência a qual pertence concluir sua preparação.


 


Laura Goltz


. 20 anos
. Filha de Luciano Schoenfeldt e Marilete Goltz Schoenfeldt
. Iniciou a carreira de modelo com oito anos participando de concursos e fazendo catálogos. Durante toda a adolescência fez trabalhos como modelo com viagens para Porto Alegre e São Paulo. Há dois anos assinou contrato com uma nova agência e foi passar uma temporada em Milão, na Itália.
. Entre seus trabalhos de destaque estão desfiles e campanhas publicitárias na Itália e Alemanha para grifes como Belstass e Frankilin Marhall.
. Hoje, Laura está morando em Cachoeira, mas segue viajando para Porto Alegre para fazer campanhas e comer-ciais. Os últimos para a Vivo e Banrisul.
. Entre seus projetos está iniciar um curso de nível superior e por enquanto ficar morando na cidade. “Essa carreira é muito curta e preciso investir em algo mais concreto, como estudar para garantir meu futuro”, conta.


 


Renan Bauer


. 19 anos
. Filho de Leandro Lopes Bauer e Eliana Schoenfeldt Bauer
. Durante a adolescência foi abordado na rua diversas vezes por caça-talentos, mas por falta de interesse na carreira de modelo nunca se interessou nos convites para trabalhar. Foi no ano passado, após uma proposta para fazer um comercial para o HSBC, que ele se deu por conta que poderia dar certo no mundo da moda.
. Depois do primeiro comercial, Renan foi para São Paulo onde desfilou para a Triton e fez alguns trabalhos no show room da Calvin Klein durante o São Paulo Fashion Week. Participou de editoriais de moda, inclusive para a revista Capricho, e fez catálogos. No currículo ainda está a participação no Fashion Rio.
. Hoje Renan está morando em Porto Alegre, onde participa de campanhas e comerciais. A última delas foi para o Banrisul.
. Nos seus planos está passar uma temporada em Los Angeles, onde residem dois de seus irmãos, e participar do São Paulo Fashion Week em janeiro.


 


Marjorie Prolla


. 17 anos
. Filha de Jorge Luiz Prolla e Marta Regina Pinheiros
. Iniciou a carreira há um ano após fazer um curso com o caça-talentos Dilson Stein. Foi para São Paulo, onde reside até hoje
. Entre seus trabalhos de destaque está um editorial de beleza para a revista Capricho e fotos publicitárias para a revista Corpo a Corpo e Boa Forma.
. Hoje Marjorie está concluindo o ensino médio, conciliando com viagens curtas ao estado de São Paulo.
. Sempre que consegue um intervalo entre seus trabalhos vem visitar a família em Cachoeira.
. Entre seus projetos está tentar a carreira internacional como modelo no Japão e em Nova York.


 


Mateus Castagnino


. 22 anos
. Filho de Rogério Drews e Marisa Castagnino Drews
. Iniciou a carreira em 2003 quando venceu o Elite Models. Em 2004 mudou-se para São Paulo, onde segue morando até hoje.
. Entre seus trabalhos de destaque estão campanhas e desfiles para as grifes Ricardo Almeida, Iódice, Cavalera, Zoomp e Alexandre Herchcovitch. Fez também outros trabalhos durante uma temporada que passou em Milão, na Itália.
. Hoje Mateus é agenciado da Ford Models, agência pela qual pretende passar uma temporada ainda esse ano na Europa.
. Sempre que consegue um intervalo entre seus trabalhos vem visitar a família em Cachoeira.
. Entre seus projetos está ficar mais um tempo na carreira de modelo aproveitando oportunidades para viajar e conhecer outras culturas e tentar conciliar o trabalho com o ensino superior, provavelmente com o curso de Educação Física.







BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601