linda insta

Reportagens EDIÇÃO 25 - MAIO 2009

Engenhocas geniais


Graças às invenções o dia-a-dia ficou muito mais fácil

 

Tente eleger cinco invenções que facilitam a sua vida. Seria o automóvel? A energia elétrica? O computador? A internet? Ou o telefone? São tantas criações que fica difícil escolher somente cinco. Além dos grandes inventos que mudaram o curso da humanidade, existem também as pequenas engenhocas, algumas criadas até ao acaso e que agilizam e muito o dia-a-dia. LINDA elegeu cinco das invenções que se tornaram essenciais na vida. Você já pensou em viver sem elas?

 


Fralda descartável


Até pouco tempo era artigo de luxo, poucos podiam ter. A maioria das mães que deram à luz antes da década de 90 lembra do trabalho de ter que lavar as fraldas de pano. Hoje, popularizadas, as descartáveis são tidas como indispensáveis pelas mulheres. As primeiras fraldas descartáveis chegaram ao Brasil em 1975 pelas mãos da Johnson & Johnson. Imagine passar o primeiro ano da vida do seu filho sem elas.

 


Câmera digital


Quem tem mais de 20 anos com certeza lembra bem como eram as câmeras fotográficas que precisavam de filme e revelação. Poucas fotos podiam ser feitas até a colocação de um novo filme. A câmera digital que surgiu no Brasil na década de 90 revolucionou a história da fotografia. Hoje, cada vez mais moderna e com mais recursos e funções, tem feito com que cada momento especial seja eternizado. E haja momentos, já que com alguns cartões de memória é possível registrar mais de 2 mil imagens. Há quem diga que tanta facilidade também tem prejuízos. Quem já não perdeu uma imagem por arquivar somente no computador e depois de uma pane não conseguir mais recuperar o arquivo?


 


Telefone


Ele encurtou distâncias, aproximou pessoas e ainda facilitou muito a vida dos mais diversos profissionais. Inventado no século XIX, ele foi evoluindo ao longo dos anos e conquistando espaço de mansinho pela dificuldade de instalação em muitos lugares e pelo alto custo. Antes de meados da década de 90 era um privilégio de poucas famílias, hoje quase todo mundo tem. Além do fixo, existe o celular que ganhou popularidade em 1997 e hoje é um companheiro democrático, pois caiu no gosto de todas as classes sociais e faixas etárias.

 


Máquina de lavar roupas


Com ela, as horas de esfrega-esfrega terminaram e assim sobrou mais tempo para as mulheres cuidarem de si mesmas. Ela é tão indispensável que já foi considerada quase tão revolucionária como a pílula anticoncepcional. A primeira lavadora automática lançada no Brasil foi em 1959 e desde então cada vez são lançados novos modelos com as mais variadas funções.

 


Micro-ondas


A cozinha, sem dúvida, concentra o maior número de engenhocas. Desde as simples até as mais importantes como a geladeira e o fogão, tudo agiliza o dia-a-dia. O micro-ondas é o grande companheiro, especialmente de quem tem pouco tempo e precisa recorrer à comida congelada. Antes dele, esquecer de tirar o frango do congelador horas antes do preparo era sinônimo de suplício e às vezes até de desistência de fazer o prato. Hoje, basta alguns minutos de radiação e está pronto para ser cortado e colocado na panela.






 

 

Existem ainda muitas invenções que pelo preço ou dificuldade de manuseio acabaram não emplacando, como é o caso da vassoura elétrica sem fio criada pela Philips. Com uma escova giratória movida à bateria, ela aspira a sujeira para um reservatório interno, mas varrer os cantos com ela é difícil. O preço: cerca de R$ 350,00.













EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601