linda insta

Reportagens EDIÇÃO 26 - JUNHO 2009

Combinação perfeita


Chega o inverno e os vinhos voltam à cena fazendo par com o frio

 

Época de temperaturas baixas, fogo na lareira, jantares em casa e vinhos, sem dúvida, a bebida típica dos dias gelados. Tinto encorpado, seco, branco suave, são tantas as opções que fica a dúvida: o que servir, qual o tipo mais indicado, em que taça, qual a temperatura adequada? LINDA conversou com o proprietário da Estação do Vinho, Sérgio Moraes, que dá as dicas para não fazer feio na hora de servir a bebida.



 

Armazenar


. Cuidar a temperatura é muito importante na hora de servir um vinho. Muito gelado, significa perder o sabor, por outro lado, tomar um vinho que esteja quente, significa sentir apenas a liberação do álcool. Os brancos ficam bem resfriados de 7°C a 10°C, quando não resfriados tendem a realçar a acidez, mas excessivamente gelados, podem impedir a percepção do sabor. Já nos tintos o ideal é a temperatura ambiente dos dias mais frios, ou seja, até 15°C. Para não errar, o melhor é colocá-los em um balde com gelo por pelo menos meia hora. Os espumantes acompanham a mesma temperatura dos vinhos brancos.


. Existem também alguns procedimentos de conservação que ajudam a garantir a qualidade do vinho, como o armazenamento e temperatura. Garrafas submetidas a mudanças bruscas de temperatura, por exemplo, estragam rapidamente e transformam o vinho em vinagre. Uma boa maneira de perceber a oxidação é verificar a cor do vinho. Quando está com tom marrom escuro, desconfie.


. Uma boa dica para garantir a qualidade é inclinar a garrafa, pois o líquido deve manter a rolha encharcada. Além disso, o ideal é armazenar as garrafas em locais com pouca iluminação.



 

Servir


. A escolha do copo também é importante. Os mais indicados são os cálices, que têm uma haste com pé. Além de elegantes, podem ser segurados sem que se aqueça o vinho. O ideal é o de bojo amplo, cujos lados afinem em direção à borda. Além disso, taça deve ser preferencialmente lisa e transparente, sem detalhes. Assim, quem for beber pode contemplar e sentir melhor os aromas do vinho.


. Uma dúvida frequente é se todos os vinhos melhoram com o tempo. De acordo com Sérgio, nem sempre isso acontece. Cada vinho possui sua própria combinação e isso determinará se ele evoluirá ou não com o passar dos anos.


. Os vinhos podem ser servidos no almoço ou no jantar. Se servir vários vinhos numa mesma refeição, deve começar pelo mais leve e fraco e acabar pelo mais forte e encorpado. O vinho que vai servir deve estar em harmonia com a comida que acompanha:
/ Peixe: vinho branco seco ou verde. Se o alimento for servido com molhos picantes, aconselha-se um vinho branco suave.
/ Carnes grelhadas ou assadas: vinho tinto leve.
/ Massas, legumes, arroz e ovos: vinhos brancos.


 


Taça menor deve ser para o vinho branco e a maior reservada para o vinho tinto




 

 

Além de ser a bebida preferida no inverno gaúcho, o vinho ainda traz benefícios para a saúde. De acordo com diversas pesquisas, ele retarda o envelhecimento, relaxa a mente e o corpo, oferece alívio após as refeições e colabora com uma boa noite de sono.
 






BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601