linda insta

Reportagens EDIÇÃO 26 - JUNHO 2009

Estas mulheres estão podendo


LINDA apresenta pesquisa inédita que revela quem são as mulheres mais influentes da cidade

 

Mobilização, projetos e atitudes para melhorar a cidade. Lá estão elas, mulheres que não se cansam de lutar por seus ideais, são guerreiras e buscam fazer o melhor em tudo o que colocam a mão. LINDA apresenta nessa reportagem quem são as 10 mulheres consideradas líderes de Cachoeira do Sul. O resultado foi obtido através de uma pesquisa realizada no último dia 9 de maio pela redação da revista. Participaram da votação 50 cachoeirenses, entre homens e mulheres, de diversos segmentos e profissões. A pergunta era simples: Quem são as mulheres mais influentes do município?
Cada entrevistado precisou indicar os cinco nomes que vinham à cabeça no momento. Para não haver combinação de votos, todos só ficaram sabendo do que tratava a pesquisa no momento em que receberam o formulário. Esse critério mostra um resultado transparente e por causa dele nota-se que as primeiras colocadas são mulheres de destaque na sociedade, com uma trajetória longa e expressiva de atuação. Nessa enquete não contava beleza, nem sensualidade, e sim atitudes. Ao todo 88 nomes foram citados.
Confira o ranking das 10 mais votadas e saiba por que elas são líderes.



1º Jussara Roedel Ghignatti
Número de votos: 28
58 anos


Farmacêutica bioquímica e pianista


Casada com o prefeito Sérgio Ghignatti, 62, e mãe do Sérgio, 33, Gustavo, 30, e Gabrielle, 28


Jussara ganhou notoriedade pela promessa de ser uma primeira-dama atuante e que irá lutar por projetos em nome da comunidade cachoeirense. Entretanto, seu trabalho social iniciou há mais de 10 anos, quando ela decidiu aliar a paixão pela música com a solidariedade. Todos os concertos que realiza ao lado de seu grupo de músicos são beneficentes. Hoje suas grandes lutas são por melhorias na qualidade de vida dos moradores do Beco dos Trilhos no Bairro Santo Antônio, campanhas do agasalho, promover ações beneficentes em parceria com outras entidades e formar corais para alunos das escolas municipais. “Minha prioridade é fazer o máximo nesses quatro anos que meu marido está à frente da Prefeitura”, garante. Já na vida pessoal, seu grande sonho é ter seus filhos morando próximos a ela. “Todos foram embora em busca de seus futuros profissionais e sinto muita falta deles. Minha maior vontade é estarmos próximos novamente”, conta.


 

2º Mariana Carlos
Número de votos: 16

23 anos


Formada em Ciências Sociais e a única vereadora mulher na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul


Namora Diego Jandrey, 23

 

Apesar de ainda ser jovem, a luta de Mariana já é longa. Militante do PT desde a adolescência, seu grande sonho é garantir direitos para a juventude, mulheres e classe trabalhadora. Desde a faculdade ela vem desenvolvendo projetos nas áreas da antropologia, educação e sociologia com o objetivo de aplicá-los no dia-a-dia e compreender melhor as questões da vida. “Isso é um vício da profissão, estou sempre em busca de entender o mundo e o que acontece em minha volta”, conta. Para ela estar na lista das líderes é uma grande conquista. “Cachoeira ainda é uma cidade muito conservadora e os homens se destacam muito mais do que elas. Vejo que a maioria das mulheres que hoje são líderes levaram uma vida inteira para serem reconhecidas, então fico feliz de tão cedo ter provado que tenho competência”, observa. Entre seus projetos está seguir em busca de aperfeiçoamento na área de Ciências Sociais. “Hoje me dedico integralmente ao mandato, mas não vejo a política como um emprego. Quero fazer especializações na minha área”, projeta.



 

 

3º Helena Vieira da Cunha
Número de votos: 12

58 anos


Professora aposentada, colunista social e diretora de relações com a comunidade do Jornal do Povo


Divorciada e mãe do Conrado, 22, e Bernardo, 20

 

Helena se tornou conhecida na cidade pelos 31 anos dedicados à coluna social no Jornal do Povo que leva o seu nome. Além disso, é responsável desde então por eventos de notoriedade em Cachoeira, como a escolha da Broto e também a Noite dos Destaques. Há nove anos atuando na diretoria de relações com a comunidade do Jornal do Povo, ela conseguiu intensificar os trabalhos com o foco na responsabilidade social, entre eles: JP na Sala de Aula, Quadradinhos de Amor e Olimpíadas. “Acredito que todos os projetos desenvolvidos em nome do JP são de grande importância, cada um procurando abranger um segmento da sociedade, como o Top of Mind que visa reconhecer empresários líderes na cidade ou A Praça é Nossa que leva cultura à comunidade em geral”, observa. Além disso, durante 25 anos, Helena atuou como professora de Língua Portuguesa em escolas estaduais de Cachoeira e já foi secretária municipal de Turismo e Desporto na primeira gestão do prefeito Ivo Garske. Entre seus projetos pessoais está seguir fazendo seu trabalho e conseguir conciliá-lo com algumas viagens, seu hobbie preferido.


 

 

3º Vera Maria Blaya Figueiró
Número de votos: 12

63 anos


Professora aposentada e presidenta da Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC)


Casada com o pecuarista e auditor fiscal aposentado Mauro Gilberto Figueiró, 69. É mãe do Eduardo, 44, Flávio, 42, Fernanda, 40, e Ana Cristina, 37

 

Vera é conhecida na cidade pelos 25 anos dedicados ao magistério, mas ganhou destaque a partir de 2001 quando se aposentou e passou a integrar a LFCC. Desde dezembro do ano passado ela vem atuando como presidenta da entidade e buscando novos projetos para auxiliar pessoas carentes portadoras de câncer, o grande objetivo da Liga. Entre suas metas está garantir mil sócios contribuintes para colaborar semestralmente com R$ 25,00. “Todo o dinheiro arrecadado é revertido para a compra de medicamentos, alimentos e apoio aos pacientes com câncer”, salienta. Hoje ela coordena a organização de eventos e também os 70 voluntários da entidade. “A LFCC tem muita credibilidade em Cachoeira, por isso acredito que estar na presidência tenha sido o motivo para ficar na lista das líderes. Quero muito seguir no voluntariado sempre tentando ajudar a quem eu posso”, projeta.



 

 

5º Flávia Schreiner Tonet
Número de votos: 8

32 anos


Formada em Administração de Empresas com ênfase analises de Sistemas de Informação


Solteira


Apesar de bem sucedida na profissão que escolheu, atuando na empresa da família, a Acacol Gás, Flávia quis ir além e passou a integrar a diretoria da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), seguindo os passos do seu pai, o empresário Ronaldo Tonet. “Fui convidada a participar na gestão do então presidente Homero Tatsch e depois segui na diretoria junto ao presidente Ricardo Schaurich. Acabei me identificando e então passei à presidência. Hoje já estou na segunda gestão”, conta. Entre seus projetos na entidade está seguir lutando por melhorias na classe lojista. “Nosso comércio tem um potencial muito forte, por isso quero trabalhar para torná-lo cada vez melhor, mas não vejo esse trabalho como um benefício que estou fazendo, acredito que é minha obrigação lutar por melhorias”, observa. Além de sua trajetória de sucesso na CDL, Flávia já atuou como consultora do Sebrae entre 2002 e 2007. Entre seus projetos pessoais está cursar mestrado e doutorado em gestão e vir a se tornar uma professora universitária.



 

 

6º Dirlei Ritzel Horbach
Número de votos: 6

54 anos


Trabalhou como auxiliar de escritório na empresa da família, a Silos Horbach, e hoje dedica-se ao voluntariado


Casada com o empresário Elimar Horbach, 55, e mãe da Fabiane, 35, e do Diego, 29

 

O anonimato em suas ações voluntárias sempre foi um dos objetivos de Dirlei a cada vez que promovia alguma ação em prol da comunidade carente. Entretanto, são tantos anos de dedicação que Dirlei acabou se tornando conhecida por sua boa vontade e muitas vezes por lutar sozinha em nome de fazer o bem para quem precisa. Em sua trajetória foram seis anos de trabalho voluntário na maternidade do HCB, com apoio e ajuda financeira às mães carentes. “Só parei meu trabalho por problemas de saúde, mas não abandonei o voluntariado, segui trabalhando também junto ao Rotary, uma entidade que me dedico até hoje”, conta. Amiga da Comunidade revelada na Noite dos Destaque de 2008, Dirlei quer seguir fazendo cada vez mais pelas famílias carentes. “Tem muita coisa para ser feita, se precisar eu tiro de mim mesma para ajudar quem precisa, mas nunca gostei de aparecer por isso, o que a gente faz de bem ninguém precisa ficar sabendo”, ressalta ela, que precisou de muita insistência de LINDA para aceitar falar sobre seu trabalho voluntário.


 

 

6º Giani Pohlmann Saad
Número de votos: 6

34 anos


Promotora de Justiça


Casada com o empresário Giuliano Gorski Trevisan, 39, e grávida de quatro meses do seu primeiro filho

 

Há três anos atuando no Ministério Público de Cachoeira do Sul, Giani se destacou na cidade pela luta incansável em prol da defesa de crianças e adolescentes em situação de risco. Trabalhando na promotoria especializada, Giani não mede esforços para cumprir seu papel profissional. “Amo o que eu faço e ainda recebo por isso. Acredito que é isso que me faz ter tanta motivação para fazer um trabalho intenso buscando o melhor a todos”, observa. Entre seus projetos profissionais está fazer uma política de atendimento a jovens drogados. Já no âmbito pessoal, Giani pretende seguir atuando em Cachoeira até conseguir uma vaga na comarca de Santa Maria, onde seu marido mora. “Só vou embora quando conseguir transferência para lá, por enquanto meu projeto é seguir fazendo um bom trabalho aqui em Cachoeira”, ressalta. Formada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria, Giani está há sete anos no MP e já atuou nas cidades de São Sepé, Jaguari e São Pedro.


 

 

6º Ieda Decker Trevisan, a Necky
Número de votos: 6

45 anos


Assessora de gabinete do prefeito Sérgio Ghignatti


Casada com o empresário Fioravante Trevisan Júnior, 57, e mãe do Matias, 27, Tiago, 23, e Laura, 22

 

Formada em Pedagogia, Necky está atuando como assessora direta do prefeito Sérgio Ghignatti, mas foi o trabalho como voluntária que exerce há mais de 10 anos que a fez se tornar conhecida e reconhecida pela comunidade cachoeirense. Necky é uma das fundadoras do movimento voluntário dentro do HCB e também uma das fundadoras da Lojinha do HCB, onde através da venda de peças doadas pela comunidade já foi revertido R$ 400 mil para melhorias na casa de saúde. Outro ponto que contribuiu para que ela se tornasse conhecida foi a candidatura a vereadora pelo PMDB nas últimas eleições, onde fez 483 votos. “Acredito que o amor que os cachoeirenses têm pelo HCB seja o motivo desse reconhecimento. Hoje, mesmo trabalhando durante todo o dia não deixei de me dedicar à lojinha. Aos sábados pela manhã faço questão de abrir para aumentar as vendas”, conta. Estilosa, ela foi eleita em 3º lugar na pesquisa feita por LINDA que revelou as mulheres mais bonitas de Cachoeira.


 

 

6º Lúcia Fogliatto Homrich
Número de votos: 6

54 anos


Formada em Letras e Educação Artística, hoje atua como coordenadora da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)


Casada com o cirurgião dentista José Otávio Homrich, 63, e mãe de Carolina, 31, Rafaela, 26, e Arthur, 20

 

Lucinha, como é conhecida na cidade, iniciou sua trajetória voltada à educação ainda na adolescência. Aos 16 anos já era professora no antigo Movimento Brasileiro de lfabetização (Mobral). Passou por diversas escolas e iniciou sua atuação na área da cultura junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc). Foi diretora do Arquivo Histórico Municipal, diretora de cultura de Cachoeira e ganhou destaque também pela coordenação da Vigília do Canto Gaúcho. Mas não foi só no profissional que Lucinha se destacou, ela também desenvolve trabalhos sociais voluntariamente. É colaboradora da LFCC e apoiadora da comunidade do Bairro Virgilino Jayme Zinn, o antigo Beco dos Trilhos. Entre seus projetos de vida está seguir apostando na educação, sua grande paixão. “Tenho a convicção que a educação é o caminho para mudar comportamentos, atitudes e posturas”, observa.

 

 

6º Sônia Fortes
Número de votos: 6
54 anos


Professora aposentada e secretária-executiva da Cacisc


Separada, mãe da Soneli, 33, Daniel, 30, e Márcio, 27

 

Há três anos, Sônia é a responsável pela promoção de eventos, organização e auxílio de projetos na Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc), onde atua como secretária-executiva. Professora aposentada, ela carrega uma longa trajetória profissional iniciada aos 15 anos em uma empresa de sua família. Para Sônia ter ficado entre as líderes se deve a sua capacidade de comunicação e ao amor que dedica ao seu trabalho. “Sempre fui muito comunicativa, tanto que só procurei emprego uma vez na vida, quando entrei no mercado de trabalho, depois disso por todos os lugares que passei fui convidada a trabalhar”, conta. Além da Cacisc, Sônia se dedica ao trabalho voluntário no Rotary Integração, onde já atuou como presidenta de 2005 a 2007. Entre seus projetos de vida está seguir seu trabalho e ainda escrever um livro contando um pouco de suas vivências.




 


Quem mais recebeu indicações


Cinco votos


Cecília Chaves
Eunice Bergesch
Luisa Loreto
Rosele Salzano

 

Quatro votos


Lucelena Ribeiro Santos
Marilde Oliveira
Mirian Ritzel

 

Três votos


Clari Lima
Ely Marciniak
Ione Sanmartin Carlos
Isaura Piva
Leisa Gaspary
Mara Zuraski
Maria Inês Marconato
Mirtis Preuss
Nalda Vargas
Nara Hampel
Zita Savi

 

Dois votos


Araci Batista
Daiane Drescher
Dina Marilú
Lílian Astrid Ritter
Lúcia Pêgas de Lima
Lya Wilhelm
Magnólia Erhardt
Márcia Patel
Maria de Lurdes Castro da Silva
Mariele Schiefelbein
Marisa Sari
Marli Schneider
Nadir Machado Petrucci
Rosana Azevedo
Rosane Keller
Rosane Röesing

 

Um voto


Alzira Noal Vieira da Cunha
Amália Almeida
Andréa Batista
Ângela Regina Rosa da Costa
Beth Kanno
Bruna Salzano
Carmem Figueiró
Clarice Scarparo
Cleudia Camargo
Clotildes Moscarelli
Cristiane Jung
Cristina Sausen
Delmira Gaspary
Dora Vedoin
Dulce Lopes
Eliane Ferreira
Flaviane Bonnel
Iolanda Lacerda
Jane Minssen
Janice Bacchin Schneider
Jeane Jaeger
Josane de Freitas Dutra
Juliana Jaeger Beckel
Larissa Florence
Leia Kämpf
Maiara Carvalho
Márcia Bernini
Maria Tereza Carvalho
Mariana Amaral
Marieta Preussler
Marília Wallauer
Marilice Dallagnol
Marta Regina Andrade
Mônica Vico
Neusa Oliveira
Raquel Streck
Rejane Savegnago
Roberta Rohde
Simone Bicalho
Telma Quintana
Teresa Cristina Willig
Vera Beatriz Machado de Freitas
Vilma Machado

 

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601