linda insta

Reportagens EDIÇÃO 21 - JANEIRO 2009

Enfim, férias do colégio!


É possível tornar esse período prazeroso tanto para os filhos como para os pais

 

Toda criança sabe: final de dezembro, janeiro e início de fevereiro é sinônimo de férias escolares. Um descanso merecido depois de tanto estudo para atingir boas médias, principalmente para quem é envolvido em muitas atividades curriculares. Entretanto, esse período visto com tanta alegria pelos filhos, muitas vezes é sinônimo de tortura para os pais, que não sabem o que fazer diante do trabalho e preocupação extra. “É comum pais falarem que as férias escolares são um pesadelo, já que não sabem o que fazer com o tempo ocioso dos pequenos, quando deveriam se mostrar felizes por esse momento a mais de convivência com os filhos”, observa a pediatra Josane de Freitas, 48 anos de idade e 23 de profissão.
Para a profissional, as férias são fundamentais para estreitarem os laços de união da família e se forem bem planejadas podem se tornar prazerosa para todos. “É necessário que os pais parem, pelo menos 15 dias, para curtirem esse momento ao lado dos filhos, sejam eles   crianças ou adolescentes. Os mais crescidinhos, apesar de poderem se virar sozinhos, também gostam de receber atenção”, ressalta. Quando os pais sabem encarar as férias com tranqüilidade e disposição, o trabalho extra pode se tornar uma rica e divertida experiência. Confira as dicas da pediatra para garantir um período de descanso inesquecível.

 

Entre outras atividades, a química Paula Boeck aproveita o período de férias para entreter o pequeno Bruno, de quatro anos, nas piscinas da Sociedade Rio Branco.





 


Josane: férias devem ser usadas para estreitar os laços entre pais e filhos





 

8 dicas para aproveitar melhor o período de férias


. Atividades extras, como aulas de inglês e computação, também devem ser interrompidas, mas uma atividade esportiva que dê prazer à criança pode ser mantida, como por exemplo a natação.


. Os adultos devem estar atentos às brincadeiras e atitudes das crianças que podem ocasionar em acidente, muito freqüentes neste período de tempo livre.


. Os pais devem encarar o tempo livre das crianças como uma boa oportunidade para estreitar o relacionamento com elas. Brincar, conversar, divertir-se com elas estreita vínculos e ajuda para um crescimento saudável.


. A  correria do dia-a-dia afasta os adultos dos exercícios físicos e muitas crianças acabam caindo na mesma rotina. Estimule a caminhada, a bicicleta e os jogos ao ar livre.

. É comum nessa época de descontração que a rotina fique esquecida. Entretanto, a flexibilização dos horários das  refeições e de dormir e acordar não pode sofrer grandes alterações. É importante que a criança não perca esse referencial na volta às aulas, principalmente nos últimos dias antes de voltar ao colégio.


. Ajudar com pequenas tarefas em casa não custa nada. Por exemplo, incentive a arrumar a cama e colocar a mesa das refeições.


. Não deixe que seu filho passe a maior parte do tempo assistindo à televisão ou jogando videogame. Invente atividades em que seja necessário contato com outras crianças para que ele aprenda a se sociabilizar e faça amigos.

 

. Antes do seu filho dormir, leia histórias para ele. Além de fazê-lo se interessar pela leitura, você estreita a relação de vocês.







BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601