linda insta

Reportagens EDIÇÃO 20 - DEZEMBRO 2008

Eu tenho a força!


Especialista dá dicas valiosas para a família minimizar o ciúme entre irmãos

 

Por mais que a família trate os filhos com o mesmo carinho e atenção, é comum que haja ciúmes entre eles. Mas por que isso acontece e o que pode ser feito para minimizar as brigas? A psicóloga e psicoterapeuta com especialização no tratamento de casais e famílias, Elisabel Gomes, 52 anos, sendo 15 de experiência explica: “O ciúme é um dos sentimentos que já aparecem na infância, a questão é que a criança muitas vezes não sabe expressá-lo verbalmente. Ela demonstra o sentimento com agressividade, jogando o irmão da qual sente ciúmes contra a mãe ou o pai ou os pais contra este irmão, ou ainda contra os amigos do próprio irmão”.




Ciúme saudável: as irmãs Alice, 8, e Júlia, 6, compartilham as mesmas brincadeiras, mas em alguns momentos disputam a atenção dos mais velhos


Na família, a rivalidade para conseguir o carinho e a atenção dos pais é a causa mais freqüente dos ciúmes, e segundo a especialista, com a redução do número de filhos nas famílias, as crianças têm mais dificuldades em dividir, compartilhar o afeto e os cuidados dos familiares. Para Elisabel, o ciúme é mais comum no irmão mais velho.
“Com o nascimento de um novo irmão, a criança sente que o mundo que antes lhe pertencia se move para outro ponto que não é ele passa a acreditar que não lhe querem ou que lhe abandonaram, gerando nela sentimentos de culpabilidade e baixa auto-estima”, observa. Mas também o ciúme pode acontecer ao contrário, de um irmão menor para seu irmão maior. “Isto pode ocorrer com freqüência quando o irmão menor o vê como um rival que sempre faz tudo melhor que ele ou quando percebe que seu irmão goza de certos privilégios que a ele são negados”, complementa.

 

 





 


Como lidar com o ciúme entre irmãos segundo a especialista



. Diante o nascimento de um novo irmão é necessário preparar a chegada do bebê. É importante que a criança saiba com bastante antecedência que terá um irmão. Com esta atitude vai se acostumando com a idéia de um quarto elemento na relação dele com os pais.


. Os pais precisam estar atentos naquele filho que demonstra o sentimento de ciúmes, reforçando nele a auto-estima e valorizando-o positivamente naquilo que ele faz bem, pois ele está necessitando ter uma imagem positiva de si mesmo.


. Os pais precisam evitar favoritismos e comparações entre os irmãos. Aceitar cada filho como é, menino ou menina, inteligente ou desajeitado. Quando acontecem as comparações, os pais estão provocando na criança fortes sentimentos e ressentimentos por seus pais e irmãos.


. Os pais precisam criar situações para que os irmãos fiquem juntos. Quando maiores, montar equipes para tentar ganhar jogos ou fazer brincadeiras onde eles fiquem juntos de um lado e os pais de outro.


. Com a chegada do recém-nascido, não esquecer do irmão mais velho. Procure incluí-lo nos cuidados ao mais novo, durante a amamentação e nas visitas que esse receber.


. Quanto mais afetuosos os pais se mostrarem com os filhos, menos chance de serem ciumentos eles terão. Se o afeto está circulando entre os pais e as crianças, estas provavelmente estarão satisfeitas, e não terão a inclinação de sentir ciúmes de seus irmãos.

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 137 - julho de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601