Perigo dentro de casa

“Utilizando as técnicas corretas, sofás encardidos podem ser recuperados e voltar a ter o aspecto de quando foram comprados”. Felipe Radünz Bartmann.
Sofás sujos prejudicam a saúde
Sem que a gente perceba, sofás e estofados mal higienizados se transformam em um verdadeiro reservatório de microrganismos, e cuidar desses móveis ajuda a reduzir crises alérgicas, melhora a qualidade do ar e garante mais conforto para toda a família. “O ideal é higienizar a cada cinco ou seis meses, especialmente em casas com animais de estimação, uso intenso ou quando há o costume de comer sobre os móveis”, destaca Felipe Radünz Bartmann, 38, proprietário da FB Higienizações.

Como saber se precisa de limpeza?
“Quando o estofado começa a apresentar aspecto encardido, com manchas e odores desagradáveis; quando se percebe que ele não tem mais a mesma cor de quando foi comprado; e quando o cheirinho/perfume que borrifamos logo desaparece, voltando o mau odor”.
Quais casos exigem mais atenção?
“Casas com animal de estimação que sobe no sofá ou na cama. Esses estofados vão acumular pelos mais rapidamente e necessitam de limpeza constante. Casas em regiões mais úmidas também têm maior probabilidade de aparecerem manchas de mofo no estofado. Com o tempo, o mofo/bolor tem a tendência de pigmentar o tecido, penetrando na fibra; o que dificulta bastante a remoção da mancha”.
É possível danificar o estofado na hora de limpar?
“Sim! Por isso é recomendado utilizar produtos profissionais, testados e certificados, já que o material errado pode romper as fibras e diminuir a vida útil do móvel. No processo de escovação também é importante usar a técnica correta.
Caiu comida no sofá?
É comum passarmos um pano ou uma esponja úmida com detergente no local. Mas atenção! Isso acaba facilitando a penetração do produto e da água no estofado, criando uma região com bastante umidade e dando mais chances para o mofo aparecer. “Nesses casos, é importante extrair a água e o produto utilizado. Para isso, é utilizada a extratora profissional”, diz Felipe.