Reflexologia podal

“A reflexologia podal é um cuidado que começa nos pés, mas que reflete no corpo inteiro”. Paula Gazzaneo Ayres
Seu pé conectado com o funcionamento do corpo
O nome, reflexologia podal, parece complicado, mas o conceito é bem simples: uma prática que conecta cuidado e bem-estar através dos pés, mostrando como pequenas pressões em pontos específicos podem trazer equilíbrio para o corpo todo. “Cada ponto dos pés funciona como um espelho de uma parte do corpo. A pressão feita sobre eles, numa espécie de massagem mais intensa, pode influenciar positivamente no funcionamento dos órgãos humanos. É preciso olharmos para os nossos pés não apenas como uma base de apoio, e sim, como um ponto de conexão importante com o resto do corpo”, destaca Paula Gazzaneo Ayres, 39, terapeuta integrativa com 13 anos de profissão.
E como os pés se conectam ao corpo?
A explicação para isso, segundo Paula, são as terminações nervosas. “Elas fornecem informações importantes para o controle postural e o movimento do corpo. A forma como os pés se apoiam no chão, o calçado utilizado e a qualidade da pisada podem impactar na postura, no alinhamento do corpo e na distribuição de tensões musculares”, afirma.
Terapia complementar
Paula ressalta que a reflexologia podal não substitui o tratamento médico convencional, justamente por se tratar de uma técnica complementar.
O que cada ponto reflete?
Dedos dos pés – cabeça, cérebro, olhos, ouvidos, dentes, seios da face e pescoço.
Almofada dos pés (logo abaixo dos dedos) – peito, coração e pulmões.
Meio do pé – abdômen, estômago, intestino, fígado, vesícula, pâncreas e baço.
Calcanhar – região lombar, intestino grosso e órgãos reprodutores.
Arco do pé – região pélvica, rins e bexiga.