linda insta

Reportagens Edição 202 - Julho de 2025

A carne certa!


O casal Dienifer e Júnior está à frente do empreendimento há dois anos

Escolha o corte ideal para cada tipo de preparo 

 

Sabe aquele momento em que você está diante do açougue, encarando uma vitrine cheia de carnes com nomes que mais parecem um cardápio em código secreto — patinho, alcatra, maminha, filé mignon — e bate aquela dúvida: mas afinal, qual é a melhor para hoje?  

 

Se a ideia é impressionar no almoço de domingo, manter a dieta em dia ou preparar uma jantinha rápida depois do trabalho, escolher o corte ideal faz toda a diferença. E acredite: não é só o açougueiro que precisa entender disso! Para ajudar nessa importante missão, convidamos os proprietários da Casa de Carnes JR, Dienifer Lírio dos Santos, 24, e Hélio Dalnei Júnior Pereira Ayedo, 26, para sugerirem as melhores opções para diferentes pratos e formas de preparo:

 

Bife 

Alcatra, coxão mole e patinho têm o melhor custo-benefício. Já uma opção com valor um pouco mais elevado é o tradicional filé mignon. “Em qualquer uma das opções, o segredo está em ter uma pequena camada de gordura, para tornar a carne mais macia”, explicam. 

 

 Almôndega  

Para fazer almôndegas deliciosas, a sugestão é moer alguns cortes de carne, como patinho, coxão mole ou coxão de fora. Se quiser uma opção mais em conta, também é possível moer o músculo do dianteiro ou do traseiro. 

 

Strogonoff  

Para preparar esse prato queridinho de muita gente, o ideal é optar por uma carne mais magra, como patinho. Para uma opção de corte mais nobre, o ideal é o filé mignon. 

 

Carne de panela  

Se quiser preparar aquela carne de panela suculenta e saborosa, você pode utilizar carnes de segunda sem osso, como acém e paleta. “Mas caso prefira usar panela de pressão para facilitar o cozimento, também pode-se optar por agulha, peito ou até mesmo ossobuco”, destacam.  

 

Para churrasco  

Para preparar aquele assado de respeito, existem diversas opções de cortes de carne que podem ser escolhidos conforme o gosto do assador. Se quiser opções mais acessíveis, escolha costela janela, costela do dianteiro ou costela desossada. “O peito bovino também pode ser utilizado, é o famoso ‘granito’, que todo gaúcho gosta”, afirmam. 


Se preferir opções mais nobres, utilize cortes como picanha, maminha e alcatra. Para grelhas, o entrecôte é uma ótima alternativa, e para o espeto, o contrafilé é a sugestão ideal!

 

Para assar  no forno  

Uma boa opção de carne para assar no forno (e que não resseque) é, sem dúvidas, alcatra. Outra alternativa é o coxão mole com uma capa de gordura. 

 

Preste atenção na cor! 

 

Quando o assunto é carne vermelha, o visual faz toda a diferença! Na hora de comprar, prefira cortes com tom vermelho vivo e brilhante; isso é sinal de que estão frescos. Se a carne estiver muito escura, puxando para o marrom, ou com manchas acinzentadas, pode ser que tenha ficado tempo demais exposta, mal refrigerada ou até começando a se deteriorar. Ou seja, corre o risco de estar imprópria para o consumo. Outro detalhe importante é a gordura: ela deve ser clarinha, quase branca, e bem distribuída. Uma carne com boa aparência já é meio caminho andado para garantir um prato saboroso e seguro!






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 203 - Agosto de 2025

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600