linda insta

Reportagens Edição 201 - Junho de 2025

Cuide da sua voz!


“A voz carrega histórias, afetos e intenções. Preservá-la é manter viva a conexão entre o que sentimos e o que expressamos”. Maria Estela da Silva.

Saiba como evitar a rouquidão

 

Com a temperatura caindo é mais comum termos a perda temporária da voz. Porém, muitas vezes, ela é o nosso principal instrumento de trabalho. Já que o inverno está apenas começando, dá tempo de prevenir e também de saber como protegê-la.


Maria Estela da Silva, 33, fonoaudióloga, explica que existem muitos mitos sobre os cuidados com a voz durante o frio. Segundo ela, um dos mais comuns é o de que “beber algo gelado faz mal pra voz”. “A temperatura da bebida tem pouco impacto direto nas pregas vocais, pois elas ficam nas vias respiratórias, e não no esôfago. A hidratação em si é o que realmente importa”, esclarece.  

 

E o que fazer quando a voz já sumiu? 

Para a fonoaudióloga, o melhor caminho é o descanso vocal. “Isso não significa sussurrar, o que acaba machucando ainda mais. É repouso mesmo! Evite falar, mantenha-se bem hidratado e, se possível, faça inalações com soro fisiológico”, alerta. Se de três a cinco dias a voz não melhorar, é necessário procurar um profissional para avaliação.  

 

Aquecedores e pastilhas: vilões? 

O uso prolongado de aquecedores influencia diretamente na saúde vocal. Ele diminui a umidade do ambiente e, como consequência, resseca as vias aéreas. “Isso deixa as pregas vocais mais vulneráveis, exigindo mais esforço para falar. É como tentar deslizar em um solo seco: tudo fica mais pesado. Por isso, é essencial umidificar o ambiente usando toalhas molhadas, bacias com água ou umidificadores”, recomenda a especialista. 


Outro ponto de atenção é o uso de pastilhas. Maria Estela afirma que elas não tratam o problema, apenas aliviam momentaneamente. “Algumas, inclusive, podem conter substâncias que ressecam ainda mais. Se for usar, opte por aquelas mais neutras, sem mentol ou álcool”, diz. Para ela, uma das estratégias mais importantes para manter a voz saudável é beber água com frequência e em temperatura ambiente. 

 

A importância do aquecimento vocal 

As técnicas para aquecer a voz são indicadas para o dia a dia e são ideais para qualquer pessoa que use a voz com frequência, pois elas preparam as pregas vocais para o uso, reduz o risco de fadiga e melhora a qualidade da fala.  


Algumas podem ser feitas em casa mesmo, com exercícios simples como o trinado de língua ou de lábios (aquele som de “brrrr”), ou o uso do canudo em garrafa com água (emitindo sons, como um “uuu” ou “buuu”, soprando levemente pelo canudo, fazendo bolhas na água). 

 

Como prevenir a perda da voz?  

- Beba bastante água ao longo do dia; 
 

Evite gritar ou falar por cima do barulho; 
 

Faça pausas vocais, especialmente se você fala muito durante o dia; 
 

Umidifique o ambiente em dias secos; 
 

Pratique aquecimento e desaquecimento vocal (principalmente se for profissional da voz); 
 

Evite substâncias que ressecam, como álcool, cigarro e excesso de cafeína;
 

Cuide do sono e da alimentação. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 201 - Junho de 2025

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600