Não erre a calça!
Camila Pitol tem mais de 15 anos de experiência na área de vendas e consultoria de imagem e estilo
Valorize o corpo e disfarce o que incomoda
Quem nunca vestiu uma calça e, ao se olhar no espelho, desejou que ela fosse um pouquinho mais generosa com a barriga, ou mais estratégica no quadril? A verdade é que o segredo não está em ter um corpo “perfeito”, dentro dos padrões. E sim, em fazer escolhas certas de peças que trabalhem a seu favor.
Para ajudar nesta missão, conversamos com Camila Pitol, 31, consultora de estilo e imagem, visagista e colorista. Ela revela quais são os tipos de calças ideais para cada objetivo — seja para afinar a silhueta, destacar o bumbum, disfarçar a barriguinha ou equilibrar proporções. Ela traz dicas de tecidos, modelagens e caimentos, para você aprender a usar a moda como aliada para se sentir bem e segura com o seu estilo.
PARA DISFARÇAR A BARRIGA:
Aposte em calças mais retas, estruturadas e com caimento. Opte por peças com cintura mais alta, criando uma linha vertical, proporcionando mais equilíbrio visual e alongando a silhueta.
Tecidos: os mais indicados são jeans, sarja e alfaiataria, pois são mais encorpados e ajudam a compactar a região abdominal e disfarçar a barriga.
Modelagens: Bootcut/corte reto, pantalona e transpassada ou envelope.
“Escolher a cor certa também faz a diferença. Opte por cores mais escuras e tecidos que não irradiam tanta luz, evitando, assim, tecidos como seda, cetim, viscose, couro brilhoso ou veludo molhado”, orienta Camila.
Evite:
X Calças com pregas na barriga, pois elas tendem a criar volume desnecessário.
X Estampas grandes e coloridas nessa região, assim como tecidos justos e com elastano, pois eles podem chamar mais atenção para a área.
Dica bônus:
Uma terceira peça mais alongada, como max camisa, blazer ou max jaqueta criam uma linha vertical, ajudando a alongar a silhueta e a disfarçar a barriga. O uso de um cinto também pode ajudar a definir a silhueta e a criar a ilusão de cintura mais fina.
PARA DISFARÇAR AS PERNAS FINAS:
Calças retas ou bootcut (com a barra ligeiramente larga) são muito indicadas, pois elas disfarçam a região da canela, criando uma impressão de pernas mais encorpadas. As calças cargo, pantalona e boyfriend (com cós alto e corte amplo) com bolsos e tecidos mais estruturados também são ótimas opções para criar volume.
“Aposte em tecidos mais grossos ou com textura, que dão mais volume e disfarçam as pernas finas. Calças de cores claras ou com estampas grandes e fundos claros podem ajudar a criar a ilusão de maior volume”, destaca Camila.
Evite:
X Leggings.
X Calças skinny.
X Cores escuras em tecidos opacos.
Dicas bônus:
Se optar por leggings, combine com polainas ou meias grossas para disfarçar. Sandálias com tiras no tornozelo podem encurtar a silhueta e disfarçar a canela fina. Prefira botas de cano com detalhes e calças em tons mais claros, em tecidos que expandem a luz para ampliar a região.
PARA VALORIZAR O BUMBUM:
Calças de cintura alta: ajudam a definir a cintura, criando uma silhueta mais alongada e realçando as curvas do bumbum.
Calças flare: a abertura na barra ajuda a criar uma silhueta mais equilibrada e a alongar a perna, também realçando o bumbum.
Calças modeladoras: elas possuem costuras e tecidos que ajudam a modelar e empinar o bumbum, criando uma silhueta mais definida.
Calças com bolsos estratégicos: modelos com bolsos arredondados e pequenos podem ajudar a aumentar a sensação de volume no bumbum.
Calças skinny com costura em forma de coração: a costura acima do bolso, em formato de coração, pode realçar as curvas do bumbum.
Tecidos:
Lycra: tem boa elasticidade e se adapta bem ao corpo, realçando as curvas.
Tecidos encorpados: ajudam a dar mais volume e forma ao bumbum.
Evite:
X Calças sem elasticidade e de bolsos maiores, com a cintura muito baixa.
Dicas bônus:
Estampas e cores: estampas maiores e cores claras podem criar a ilusão de volume no bumbum, enquanto cores escuras podem disfarçar a região.
Combinação de peças: combine com blusas assimétricas ou que tenham volume na região do quadril.
PARA DISFARÇAR O QUADRIL:
Calças retas e amplas: a modelagem reta e o caimento mais amplo ajudam a equilibrar a silhueta e a disfarçar a largura do quadril, proporcionando um visual mais elegante e alongado.
“Calças com corte bootcut são os mais indicados para disfarçar essa região do corpo. Ou então, as calças de cintura alta, pois criam a ilusão de pernas mais compridas e um tronco mais longo. Além disso, tecidos mais firmes também são recomendados, pois têm melhor caimento e não marcam tanto a região do quadril, o que pode ajudar a disfarçar a largura”, afirma a consultora.
Evite:
X Calças muito justas, como skinny.
X Calças com muito volume no quadril, como as clochard.
X Calças com muitas pregas no quadril: embora as pantalonas possam ser uma boa opção, as que têm muitas pregas podem aumentar ainda mais a área do quadril.
Dicas bônus:
- Use cores escuras na parte inferior.
- Combine com tops que chamam a atenção para a parte superior: abuse de decotes, estampas ou acessórios para desviar a atenção do quadril.
- Use sapatos que alongam a silhueta, como salto alto ou sapatos com cadarço. Tente usar o calçado próximo à cor da parte de baixo, deixe o peito do pé mais à mostra e use o cinto no tom igual ao da calça que você estiver vestindo.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR