Sob medida
“Cada detalhe é pensado junto com o cliente, buscando sempre o equilíbrio entre estética, praticidade e orçamento”.
Motivos para dizer sim aos móveis planejados
Personalização é a palavra da vez! Esse conceito, que se refere a algo único, diferenciado e exclusivo, nunca esteve tão em alta. E isso se aplica a todo o tipo de negócio, desde o atendimento até a entrega do produto ou serviço final.
E se a personalização é tão importante, é óbvio que ela não poderia ficar de fora da nossa casa, não é? Quando pensamos em mobiliar um ambiente, seja ele residencial ou de trabalho, optar pela utilização de móveis planejados permite o aproveitamento máximo de cada centímetro disponível, inclusive daqueles espaços menores – sem falar que ainda fica tudo do jeito que a gente sempre sonhou.
Além desses benefícios, a durabilidade dos materiais também é outro ponto forte, afirma o arquiteto e empresário Mateus Melo, 39, que atua no ramo de móveis planejados sob medida há 16 anos. “Ao contrário dos móveis modulados, que seguem medidas padrões e não se adaptam aos ambientes. Já os móveis sob medida também possibilitam que o cliente escolha os materiais, os acabamentos e as cores, resultando em um produto único, que se integra perfeitamente ao espaço e reflete a identidade da pessoa”.
Tecnologia e sustentabilidade
Mateus explica que para que o resultado final fique exatamente de acordo com a expectativa do cliente, é necessário conhecer o seu estilo de vida e a funcionalidade que ele deseja para cada ambiente. Para o desenvolvimento e a apresentação do projeto, são utilizadas ferramentas tecnológicas, como modelagem 3D, e também técnicas sustentáveis na fabricação dos móveis, que podem levar de 30 a 90 dias para serem finalizados, de acordo com a complexidade.
“Trabalhamos com matéria-prima proveniente de fontes responsáveis e com certificação FSC, específica para atestar a procedência sustentável do material. Também aderimos ao uso de painéis de madeira de reflorestamento e priorizamos a redução do desperdício, planejando os cortes com precisão. E o que sobra é reaproveitado em outras peças ou projetos. Esse comprometimento reflete a nossa qualidade e o respeito pelo meio ambiente”, destaca.
5 tendências para design de móveis
Minimalismo: Linhas retas, formas simples e acabamentos neutros.
Materiais naturais: O uso de madeiras claras e acabamentos que remetem a texturas naturais está em alta.
Multifuncionalidade: Móveis que atendem diferentes funções, como camas com gavetas embutidas ou bancadas retráteis.
Tecnologia integrada: Carregadores wireless, iluminação embutida em armários e soluções inteligentes como móveis automatizados.
Tons aconchegantes: Paletas de cores como verde oliva, bege e cinza claro criam ambientes mais acolhedores e elegantes.
Móveis planejados e modulados: qual a diferença?
Os planejados, também chamados de projetados ou sob medida, são mais personalizados, utilizam medições precisas e materiais específicos. Geralmente têm um design diferenciado e otimizam melhor o uso do espaço. A fabricação desse tipo de móvel segue rigorosamente as especificações técnicas de arquitetos e designers.
Já os modulados, como o nome já diz, seguem módulos pré-fabricados, entregando resultados menos precisos ao ambiente. Mas embora não sejam feitos sob medida, estes módulos permitem uma certa flexibilidade, dependendo da proposta que se deseja para o espaço.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR