linda insta

Reportagens Edição 198 - Março de 2025

Exagero nas telas


Rodrigo Carrion é oftalmologista com mais de 15 anos de experiência

Isso pode custar a saúde dos olhos

 

É praticamente impossível não associar o dia a dia de qualquer pessoa ao uso de computadores e celulares. Mas você conhece aquela famosa regrinha que diz que “tudo em excesso faz mal”, né? Pois bem, com a tecnologia não é diferente. Dentre os tantos prejuízos já comprovados, um deles é a saúde dos olhos.

 

“A exposição excessiva de telas gera desconforto, olho seco, queimação, aparecimento de miopia em pacientes que até então não tinham, além do aumento do grau de miopia em pacientes já diagnosticados”, afirma o oftalmologista Rodrigo Previdello Carrion, 43.

 

 

Atenção às lentes com filtro de luz azul!

Apesar de serem recomendadas em muitas óticas, elas não oferecem tantos benefícios assim para os olhos. O oftalmologista explica: “Um dos fatores mencionados é a proteção contra a luz ultravioleta. Porém, há estudos que mostram que esse tipo de luz emitida pelas telas não é suficiente para causar danos à visão. Ou seja, para essa finalidade, esse tipo de lente pode não ser tão necessária”, diz.

 

Outro fator se refere ao descanso ocular. Mas Carrion afirma que para isso acontecer, basta a pessoa diminuir o brilho da tela enquanto estiver utilizando. “A lente com filtro azul é ruim? Não. Mas realmente descansa os olhos? Também não, pois o que cansa é a contração da musculatura”.

 

Também é importante ficar atento ao “efeito colateral” desse tipo de lente, que é a distorção das cores. “Para aquele paciente que trabalha com edição de imagens no computador, por exemplo, deve-se ter muito cuidado ao indicar essa lente. Isso pode comprometer a entrega e o resultado do trabalho dele”, enfatiza o oftalmologista.

 

 

Os olhos precisam “descansar”

Um dos problemas mais evidentes relacionados ao excesso de telas, segundo Carrion, é o ressecamento dos olhos e a fadiga ocular. Isso acontece porque quando estamos concentrados na leitura, ocorre a contração da musculatura intraocular e a diminuição do ato de piscar.

 

“Usar lubrificantes e piscar mais vezes ajuda a melhorar a lubrificação. Outra dica é tirar os olhos de perto e tentar focar em algo mais longe, a mais de seis metros, fazendo com que a musculatura relaxe, como se fosse um alongamento dos músculos. Isso promove o ‘descanso’ dos olhos”, explica.

 

 

! Conforme Carrion, o desenvolvimento de miopia e o desconforto dos olhos são os problemas mais comuns já comprovados devido ao uso excessivo das telas. E isso vale para todos os públicos, de crianças a adultos!






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 199 - Abril de 2025

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600