Natal Sobre Rodas
“A motivação existe dentro de mim desde que me tornei Papai Noel. Ver os olhinhos das crianças brilhando é a minha recompensa”. Francisco Nöller.
Papai Noel solidário doa bikes
Não é exagero dizer que o Natal é um tempo mágico e que desperta o melhor das pessoas. Em Cachoeira do Sul, uma iniciativa muito bacana representa bem o espírito natalino e tudo o que ele simboliza. Francisco Antenor Nöller, 54, é técnico agente comunitário de Saúde. Mas nas horas vagas, ele se transforma no bom velhinho.
Isso já acontece há mais de 30 anos, e o propósito é, sem dúvidas, o de espalhar o encanto e a solidariedade. “Eu e minha esposa resolvemos arrecadar algumas bicicletas usadas, reformá-las e doá-las para pessoas de baixa renda. Sempre víamos nas casas de amigos e parentes, bicicletas paradas, se deteriorando em garagens e pátios. Então, por que não distribuí-las para quem sonha em ter uma bike mas não tem condições de comprar?”, conta.
Em 2020, eles lançaram o projeto “Doe Bicicletas”. Em três meses, arrecadaram, reformaram e doaram 35 bikes. No Natal passado, decidiram mudar o nome da iniciativa para “Sobre Rodas da Alegria”. Até o momento, eles já arrecadaram 80 bicicletas usadas que estão sendo reformadas para o Natal deste ano. “Além das bikes, vamos entregar uma cesta básica para cada família, para que elas tenham um conforto a mais na noite de Natal”, diz Francisco.
Papai e Mamãe Noel: Francisco Nöller e sua esposa Geisa Radtke
Uma corrente do bem
Francisco conta que as bikes são doadas por muitas pessoas, que fazem contato por ligação ou pelas redes sociais. “O nosso trabalho é cansativo, muitas vezes tiramos do próprio bolso para fazermos com que tudo dê certo”, conta. Neste ano, a entrega vai acontecer em 17 de dezembro, para pessoas escolhidas por amigos que participam e conhecem projetos sociais da cidade.
EDIÇÃO IMPRESSA
BUSCADOR