linda insta

Reportagens Edição 195 - Novembro de 2024

Guia dos ácidos


Descubra a finalidade de cada um no skincare

 

Se você está começando agora a incluir no seu dia a dia o famoso skincare, que significa cuidados diários para manter a pele saudável, provavelmente ficou confusa com a quantidade de produtos e nomes diferentes, não é?

 

Principalmente quando se trata dos tipos de ácidos. Hialurônico, glicólico, retinóico, salicílico ou mandélico: cada um tem a sua função e age de maneiras distintas. Está se perguntando agora sobre a diferença entre eles para não errar na hora de comprar? A Época Cosméticos, empresa que reúne mais de 700 marcas do segmento de estética e bem-estar, ajudou a esclarecer essa dúvida sobre os principais produtos do mercado.

 

 

Mais proteção para a pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que, épocas com baixa umidade do ar e temperaturas mais frias, um mecanismo natural da nossa pele é mais impactado: a perda de água por evaporação e, consequentemente, a redução da hidratação. Isso faz com que a pele fique mais seca e desprotegida, sendo necessário redobrar os cuidados diários, principalmente com o rosto. Mas para entender as necessidades da sua pele e acertar no skincare, é fundamental contar com o acompanhamento de um dermatologista.

 

 

Ácido glicólico

Pode ser encontrado em vários produtos, desde sabonetes até séruns. É um ativo que melhora a textura da pele, e assim, facilita a penetração de outros ativos que também são importantes e complementares. Por isso, é comum encontrar esse ácido em produtos como sabonete facial. O ácido glicólico tem a função de esfoliar, estimulando a firmeza e a elasticidade da pele, além de trazer aquele viço saudável que todo mundo ama!

 

Ácido retinóico

Age no processo de renovação celular, fazendo com que ele seja mais rápido e intenso. Apesar de não ter função clareadora, ele é bastante utilizado para combater manchas, associado a outras substâncias uniformizadoras. Sua principal funcionalidade é estimular a produção de colágeno e reduzir linhas finas e rugas.

 

Ácido hialurônico

Deste, todo mundo já ouviu falar! Ele é um ativo que potencializa a hidratação, pois suas moléculas atraem água, retendo-a na pele. Por isso, é tão usado em harmonizações e preenchimentos faciais. Ele é super versátil, e pode ser encontrado tanto em produtos utilizados em consultórios médicos, como em shampoos. Os produtos em gel ou sérum são perfeitos para as peles oleosas, que normalmente se incomodam com outras texturas de hidratantes.

 

Ácido salicílico

Esse ativo também é aliado das peles oleosas ou com tendência a acne. Ele promove a renovação celular por meio da esfoliação química, o que ajuda a desobstruir os poros e controlar a oleosidade. Além disso, ele tem ação antimicrobiana, anti-inflamatória e cicatrizante. Pode ser encontrado em géis, secativos, máscaras, sabonetes e séruns, mas precisa ser usado com cuidado e com acompanhamento de um profissional dermatologista.

 

Ácido mandélico

Promove a esfoliação da pele, removendo as células mortas e ajudando no tratamento contra a acne. Mas sua ação é mais suave do que o ácido salicílico, pois atua na parte mais superficial da pele, funcionando muito bem em peles sensíveis, com rosácea, por exemplo. É indicado para tratar linhas finas e rugas e, especialmente, para clarear manchas escuras e hiperpigmentação.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 199 - Abril de 2025

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600