linda insta

Reportagens EDIÇÃO 18 - OUTUBRO 2008

Leitores do futuro


Hábito da leitura pode ser introduzido nas crianças desde os primeiros anos de vida

 

A leitura é fonte de conhecimento e cultura e também significa melhora na arte da comunicação. É natural que pais que sabem desses benefícios busquem desenvolver este hábito nos filhos. Mas como estimular as crianças a buscarem a literatura? A professora de Língua Portuguesa Lisane Veloso, 38 anos de idade e 15 de experiência, ensina que o gosto pela leitura vem do berço, por isso é tão importante a estimulação desde cedo. “Os três primeiros anos de vida é um período em que a criança recebe influências importantes para a sua vida no que concerne à linguagem. Como os adultos mais próximos do bebê são os pais, devem ser eles os maiores estimuladores da leitura”, ressalta Lisane.

A tarefa é fácil. No início basta algumas doses de histórias diárias e com o passar do tempo vá comprando livros adequados a cada idade. Para isso, existem inúmeras e interessantes publicações que se adaptam às fases de desenvolvimento da criança: são livros feitos em plástico para curtir na banheira; livros de pano com gravuras grandes e coloridas para manusear sem medo de rasgar ou de machucar o bebê; livros cujas histórias vêm acompanhadas de CDs com músicas simples que a criança aprende facilmente.
“Os livros, desde os mais simples, trazem um número muito grande de informações, com todo tipo de estimulação necessária ao bom desenvolvimento intelectual da criança. Além disso, cada vez mais eles trazem riquíssimas ilustrações que também estimulam a criatividade”, salienta a especialista em literatura infantil. A 24ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul marcada para o período de 3 a 12 de outubro é uma boa oportunidade para quem quer presentear as crianças com livros infantis. Lisane garante que o investimento vale a pena.


 

 

O livro de figuras surpresas já ganha a atenção da pequena Ana Laura Dorneles Campos, de um ano e seis meses


 

O livro em forma de bichinho de pelúcia é uma das alternativas para as primeiras leituras. Na Livraria São Paulo custa R$ 46,00



 


O livro adequado para a fase de alfabetização da criança





Entre 1 e 3 anos

Inclua entre os brinquedos livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos.

 

Entre 3 e 6 anos

Aqui os livros só com imagens e enredos curtos são os mais indicados.

 

Entre 6 e 8 anos

É nessa idade que a criança inicia o aprendizado formal da escrita. Segundo Lisane, a atividade requer ainda o predomínio da imagem como ferramenta para ajudar a criança a entender o texto. Assim, as situações apresentadas devem ser simples, referir-se ao mundo maravilhoso ou cotidiano, com toques de humor e ter começo, meio e fim.

 

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601