linda insta

Reportagens Edição 187 - Março de 2024

O importante é “chegar lá!”


“O orgasmo é uma jornada individual, e o destino final é a gratificação sexual e o prazer pessoal”.

Rita Rostirolla ensina



Orgasmo feminino: tá aí um tema que rende longas conversas, algumas discussões e, sem dúvidas, uma série de crenças. Isso porque é grande a quantidade de informações que circulam pela internet, além dos tabus que carregamos desde as gerações passadas.

 

Um dos questionamentos que mais geram dúvidas acerca desse assunto é saber se as mulheres conseguem atingir o orgasmo apenas com a penetração, ou se é necessário estimular o clitóris. 

 

Rita Rostirolla, 59, palestrante e sexóloga, já foi colunista da Revista Linda. Ela tem feito sucesso com a criação de conteúdo nas redes sociais e nos cursos que ministra para centenas de mulheres. Por isso, a convidamos para tratar desse tema tão importante, que merece nossa atenção e cuidado ao ser explorado.

 

“A verdade é que a maioria das mulheres precisa de estimulação direta no clitóris para alcançar o orgasmo. O clitóris, com suas mais de 10 mil terminações nervosas altamente sensíveis, é uma área crucial para o prazer sexual feminino. Enquanto a penetração pode ser prazerosa e contribuir para a excitação, muitas mulheres não conseguem atingir o clímax sem a estimulação direta do clitóris”, explicou.

 

Porém, ela afirma que isso não significa que a penetração seja irrelevante ou incapaz de proporcionar prazer. “Para algumas mulheres, a combinação de penetração vaginal e estimulação do clitóris pode resultar em orgasmos mais intensos e satisfatórios. Além disso, a penetração pode ser uma parte importante da intimidade e da conexão emocional durante o sexo”, complementou.

 

 

Vários “caminhos” levam ao orgasmo

Para Rita, assim como existem diversos caminhos que levam ao Rio de Janeiro, por exemplo, existem também muitas maneiras de se chegar ao orgasmo. Nessa analogia, ela explica: “Alguns podem optar por voar de avião, enquanto outros preferem a viagem de carro, ônibus ou até mesmo de barco. O que realmente importa é chegar lá! O orgasmo pode ser visto como o destino desejado, e os caminhos para alcançá-lo são tão diversos quanto às preferências individuais”.

 

A sexóloga ainda destaca que muitas mulheres optam pela estimulação direta do clitóris, enquanto outras encontram prazer na penetração vaginal. E há, ainda, aquelas que alcançam o clímax através do estímulo oral, e até mesmo as que experimentam orgasmos durante o sono, dançando ou praticando esportes radicais, como saltar de paraquedas.

 

“Não há um único caminho para o orgasmo, mas sim, uma variedade de possibilidades. O importante é que cada indivíduo explore seu próprio corpo, descubra o que lhe proporciona prazer e se sinta à vontade para comunicar suas necessidades e desejos ao parceiro”, afirmou.

 

 

Mitos e verdades sobre o orgasmo feminino:

- O orgasmo vaginal é superior ao orgasmo clitoriano? Mito!

 

- Não existe uma hierarquia de orgasmos? Verdade, pois tanto o orgasmo vaginal quanto o clitoriano são formas válidas e prazerosas de se alcançar o clímax.

 

- Se uma mulher não atinge o orgasmo, há algo errado com ela? Mito!

 

- Nem sempre atingir o orgasmo é possível ou necessário durante o sexo? Verdade! O importante é que a experiência sexual seja prazerosa e satisfatória para ambas as partes envolvidas.

 

- O tamanho do pênis determina a capacidade de uma mulher atingir o orgasmo? Mito!

 

- O tamanho do pênis não é o fator determinante para o prazer sexual feminino? Verdade! A habilidade do parceiro em estimular o clitóris e proporcionar intimidade e conexão emocional são os aspectos mais relevantes.

 

- O prazer sexual vai além do orgasmo? Verdade! Intimidade, conexão emocional, carinho e comunicação são elementos importantes para uma experiência sexual satisfatória e gratificante.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600