linda insta

Reportagens Edição 187 - Março de 2024

Dedinho nervoso


“Opte por realizar uma limpeza de pele profissional ou utilizar ativos secativos, aliados a produtos que ajudem na cicatrização da pele e no controle da oleosidade”. Elisa Locatelli

Espremer espinhas pode deixar cicatriz



uem nunca acordou de manhã e, ao se olhar no espelho, deu de cara com uma espinha gigante? Essas “intrusas” são chamadas de acne. Elas são causadas por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pelos.

 

Elisa Locatelli, 35, biomédica e pós-graduada em Estética Avançada, esclarece as curiosidades mais comuns sobre as espinhas e os segredos por trás de uma pele impecável e livre de cicatrizes indesejadas.

 

 

Por que os adolescentes têm mais espinhas?

“A acne é a doença de pele mais prevalente na população jovem, com pico dos 14 aos 17 anos nas meninas e dos 16 aos 19 anos nos meninos. Porém, pode se manifestar em idade adulta também. Geralmente, a acne surge da obstrução dos poros, impossibilitando a eliminação do sebo e atraindo bactérias para o local, contudo, ela também está relacionada a alterações hormonais dessa fase da vida.”


 

É verdade que a espinha é causada pela falta de higiene do rosto?

“A acne é causada por bactérias, associadas ao sebo e às células mortas. Por isso, pode-se dizer que manter uma rotina de limpeza adequada no rosto ajuda para que esses microrganismos não se desenvolvam.”

 
 

Chocolate causa espinhas?

“Sim! Todo alimento rico em açúcar faz com que aumente a produção do sebo pelas glândulas sebáceas, consequentemente, podendo resultar no aparecimento de espinhas.

Mas o vilão não é apenas o chocolate. Doces, alimentos gordurosos e até mesmo derivados de leite podem aumentar a oleosidade da pele. Além disso, o consumo excessivo de açúcar desencadeia um processo chamado de glicação, que tem como consequência, a danificação de proteínas como o colágeno e elastina, deixando a pele mais flácida.”

 

Se espremer, a espinha desaparece mais rápido?

“Não! Espremer a acne por conta é um erro comum, pois muitas vezes só queremos nos livrar dela mais rápido. Mas pense que essa é uma região inflamada, muitas vezes colonizada por uma bactéria, e o nosso sistema imunológico está lutando para combater essa inflamação.

Espremer a acne prolonga o tempo de cura, pois aumenta o processo inflamatório, podendo até mesmo aprofundar ainda mais a inflamação, e também aumenta a chance de marcar a pele causando a cicatriz de acne (quando gera relevo na pele) e a hiperpigmentação (que são as manchas).”

 
 

Maquiar a espinha para disfarçá-la, pode piorar?

“Infelizmente, sim. É normal querer cobrir para disfarçar, mas o ideal é evitar usar maquiagem sobre a área inflamada, já que isso pode aumentar ainda mais a infecção. Mas, caso precise maquiar, lembre-se de remover depois e usar produtos específicos para tratar a pele. Dormir de maquiagem, por exemplo, é um péssimo hábito que aumenta a oleosidade.”






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600