linda insta

Reportagens Edição 187 - Março de 2024

Vamos nos comunicar?


Na foto, Patrícia representa um sinal universal, que significa “eu amo você”.

Língua de Sinais como ferramenta de expressão e inclusão 



A comunicação e o acesso à informação é um direito de todas as pessoas. Para as que são surdas, essa condição é essencial para que elas possam estar integradas à sociedade. Nesse sentido, aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um passo importante para a construção da cultura e da identidade da comunidade surda no Brasil. 

 

Patrícia Silva, 45, é intérprete de idiomas e ensina Libras há 23 anos. Para ela, isso retrata a inclusão de pessoas surdas em um contexto que garante igualdade de acesso à educação. “Isso possibilita uma comunicação eficaz e contribui para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos surdos, promovendo uma sociedade mais inclusiva”, disse. 

 

Patrícia realizou seu primeiro curso nessa área no ano 2000 e conta que foi a partir daí que começou a fazer voluntariado com a comunidade surda onde morava na época. Atualmente, a intérprete apoia um grupo em Cachoeira do Sul, através de um movimento religioso. “Em todas as nossas reuniões e grupos de estudos, temos intérpretes para apoiar a comunidade surda a obter o conhecimento da Bíblia”, disse ela.  

 

 

Acessibilidade é lei  

No Brasil, mais de 2,3 milhões de pessoas são surdas e só se comunicam em Libras. No entanto, o número de pessoas que têm o domínio dessa língua e sabe se comunicar com os surdos, ainda é muito baixo. “A falta de comunicação eficaz pode impactar negativamente o acesso à informação, serviços e oportunidades. Nas pessoas surdas, isso pode resultar em isolamento social, dificuldades educacionais e profissionais, evidenciando a necessidade de maior conscientização e promoção da inclusão para melhorar o contexto social dessas pessoas”, destacou.  

 

Conforme o Estatuto da Pessoa com Deficiência, é garantido o acesso a monumentos e locais de importância cultural e a espaços que ofereçam serviços ou eventos culturais e esportivos. No entanto, segundo Patrícia, muitas cidades ainda estão atrasadas no que diz respeito à essa medida, incluindo, Cachoeira.  

 

“Há uma crescente conscientização e esforços para cumprir as leis que exigem a presença de intérpretes em eventos. Algumas organizações até têm buscado atender essa demanda. Contudo, a efetividade da implementação pode variar, e os desafios persistem, destacando a necessidade contínua de promover a inclusão e garantir o cumprimento da lei”, afirmou. 

 

 

Sinais básicos em Libras: 

- Olá 

- Por favor  

- Obrigado 

- Desculpe 

- Sim/Não  

- Nome 

 

- Ajuda 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600