linda insta

Reportagens Edição 186 - Fevereiro de 2024

Rochas naturais


“As rochas naturais combinam estética e funcionalidade, trazendo a natureza para dentro dos ambientes com muita personalidade.” Andressa Pereira

Um toque de sofisticação no ambiente 

 

 
Não é de hoje que a decoração com rochas naturais é muito apreciada por quem quer dar um toque de luxo à sua casa. Apesar de ser uma técnica clássica, ela está sempre se renovando. Sua grande procura para projetos de design de interiores se deve às particularidades das rochas: durabilidade, beleza e variedade de padrões. 
 
Andressa Pereira, 30, arquiteta, destaca o mármore, o granito e o quartzito como as rochas nobres mais utilizadas. Conheça as principais características de cada uma: 
 
 
Mármore: 

 
É conhecido pela elegância e valorizado por sua textura única e aparência luxuosa, sendo utilizado em bancadas, pisos, paredes e lareiras. Ele exige mais cuidados quando o assunto são manchas e arranhões, mas bons hábitos e uma boa impermeabilização deixam ele novo por muito tempo. 
 
 
Granito: 
Destaca-se pela resistência aos arranhões e ao calor, sendo durável em ambientes de alto tráfego. Isso o torna o mais popular entre todos, além de possuir o melhor custo-benefício.  
 

Quartzito: 
Apresenta maior resistência a manchas e é o que mais possui variedades, sendo muito apreciado por sua praticidade e beleza; contudo, seu valor é mais elevado quando comparado ao granito. 
 
 

Ideias para utilizar 
A arquiteta explica que, normalmente, as rochas são utilizadas em pisos para proporcionar uma sensação de requinte. Mas também são uma ótima opção quando usadas para fazer o revestimento da lareira, o painel da TV ou um painel decorativo atrás do sofá. “O mobiliário solto também pode trazer as rochas combinadas com madeira e metal, em mesas de centro e luminárias. Nesse caso, cabe todos os tipos de rochas”, afirmou. 
 
Na cozinha, as rochas são utilizadas nas bancadas, e em algumas situações, as pias são montadas com elas também, trazendo mais amplitude para o móvel. Segundo Andressa, o mármore não é indicado para bancadas de cozinha, devido à facilidade que ele possui de manchar e riscar.  
 
Já nos banheiros e lavabos, é possível utilizar qualquer tipo de rocha em pisos, paredes, bancadas e pias. Assim, eles irão trazer uma estética mais luxuosa ao ambiente. Nos quartos, pode-se utilizar as rochas no piso, proporcionando um toque de sofisticação; e também nas cabeceiras de camas, gerando mais imponência. 
 

! A durabilidade da rocha está totalmente ligada à sua formação e ao conhecimento do profissional que vai indicar e aplicar o material. “Nós conhecemos construções milenares feitas de rochas naturais, como o Coliseu em Roma, as Pirâmides do Egito, e o Partenon na Grécia”, exemplificou a arquiteta.  





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600