linda insta

Reportagens Edição 186 - Fevereiro de 2024

Primeiro emprego


Alessandra Thoms é gestora de uma escola de qualificação profissional que prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho.

Seja um forte candidato 

 

 

O mercado de trabalho está em constante renovação, e por isso, o ingresso do público jovem é um cenário bastante otimista para diversas cidades do Brasil – incluindo Cachoeira do Sul. Isso porque a juventude apresenta características e habilidades importantes para a modernização das empresas, além de contribuir com um olhar diferenciado sobre a relação das pessoas com o trabalho. 
 
Mas nem tudo são flores e receber a primeira oportunidade pode ser um tanto desafiador. A falta de experiência, dúvidas sobre a carreira, metas e objetivos se tornam obstáculos para os jovens que estão iniciando suas jornadas profissionais. Por isso, se preparar e investir em qualificações nunca foi tão essencial para entrar nesse mundo competitivo.  
 
 
Saia na frente! 
Para Alessandra Thoms, 35, diretora do Senac Cachoeira do Sul, o domínio de um segundo idioma deixou de ser um diferencial no currículo e passou a ser um pré-requisito nas mais diversas áreas do mercado. “Vale lembrar que um profissional com inglês fluente, por exemplo, possui remunerações mais elevadas se relacionado a um perfil que não tenha esta aptidão. Com isso, percebe-se a potencialização e a criação de novas e melhores oportunidades para esse candidato”, explicou.  
 
Ela também destaca como prioridade, especialmente para quem está à procura do primeiro emprego, a realização de cursos de curta duração, como técnicos e cursos de formação iniciada e continuada. “Trata-se de uma oportunidade única para adentrar e pleitear novos cargos e possibilidades, considerando um curto espaço de tempo”, afirmou.  
 
 
O que não pode faltar:
Alessandra considera essencial cinco fatores que, certamente, fazem a diferença na hora do candidato concorrer a uma vaga de emprego: 
 
- Comunicação verbal, não verbal e escrita; 
 
- Qualificação dentro da área de interesse através de cursos de curta duração, para a rápida inserção no mercado de trabalho; 
 
- Segunda língua, de preferência o inglês;  
 
- Autoconhecimento, para descobrir as melhores habilidades e desenvolver as que necessita; 
 
- Conhecimento sobre a empresa que está interessado em trabalhar. 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600