linda insta

Reportagens Edição 186 - Fevereiro de 2024

Passe a vassourinha


Você sabe identificar pessoas tóxicas?

Já dizia um sábio: nós somos a média das 5 pessoas que convivemos. O ambiente em que estamos e as pessoas que nos cercam podem influenciar muito no nosso bem-estar e na produtividade. 
 
Entramos 2024 com muitas promessas e muitos desejos, mas às vezes esquecemos o quanto as pessoas que estão próximas podem afetar negativamente a nossa vida. 
 
Há relacionamentos saudáveis e aqueles que são tóxicos. Aprenda a identificar o que são pessoas tóxicas, como elas agem e como podemos nos livrar delas para começar o ano novo com uma mentalidade mais positiva e saudável.
 
 
O que é uma pessoa tóxica?
Uma pessoa tóxica é alguém que tem um impacto negativo constante em nossa vida, seja emocional, mental ou até mesmo físico. Elas podem ser manipuladoras, críticas, invejosas, controladoras, narcisistas ou simplesmente drenar nossa energia com suas atitudes negativas. Essas pessoas geralmente não têm empatia e não se importam com o bem-estar dos outros.
 
 
Identificar e lidar com pessoas tóxicas é um passo importante para alcançar uma vida mais saudável e positiva. Ao estabelecer limites, manter distância e buscar apoio, podemos nos libertar do impacto negativo dessas pessoas e começar o ano novo com uma mentalidade renovada. Lembre-se de que você merece cercar-se de pessoas que te apoiam e te fazem crescer.
 
 
Como as pessoas tóxicas agem?
Manipulação: Pessoas tóxicas são mestres em manipulação emocional. Elas podem usar chantagem emocional, jogos mentais e até mesmo ameaças para obter o que desejam.
 
Críticas constantes: Essas pessoas tendem a criticar tudo o que fazemos, minando nossa autoestima e confiança.
 
Drenagem de energia: Estar perto de pessoas tóxicas pode ser exaustivo. Elas sugam nossa energia positiva e nos deixam emocionalmente esgotados.
 
Comportamento controlador: Pessoas tóxicas tentam controlar nossas ações, decisões e até mesmo nossos relacionamentos, minando nossa autonomia e liberdade.
 
Falta de empatia: Elas não se importam com os sentimentos ou necessidades dos outros, colocando sempre seus próprios interesses em primeiro lugar.
 
Fofocas e negatividade: Pessoas tóxicas tendem a espalhar fofocas e criar um ambiente negativo ao seu redor.
 

Como se “livrar” de  pessoas tóxicas?
Reconheça os sinais: Identificar pessoas tóxicas é o primeiro passo para se livrar delas. Esteja atento a padrões de comportamento negativo e como eles afetam sua vida.
 
Estabeleça limites: Defina limites claros e saudáveis para proteger sua própria saúde mental e emocional. Aprenda a dizer “não” quando necessário.

Mantenha distância: Se possível, afaste-se gradualmente dessas pessoas. Reduza o contato e evite situações em que você sabe que elas estarão presentes.
 
Cerque-se de pessoas positivas: Cultive relacionamentos saudáveis com pessoas que te apoiam, incentivam e valorizam.
 
Busque apoio: Compartilhe suas experiências com amigos próximos, familiares ou até mesmo um profissional de saúde mental. Eles podem oferecer suporte e orientação durante esse processo de afastamento.
 
Priorize seu bem-estar: Lembre-se de que você merece estar cercado por pessoas que te fazem bem. Concentre-se em cuidar de si mesmo e em construir relacionamentos saudáveis.





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600