linda insta

Reportagens Edição 185 - Dezembro de 2023

Não se apegue à escova!


Giana Schmidt é cirurgiã-dentista, especialista em Ortodontia e tem 20 anos de formação

Ela precisa ser trocada a cada três meses 

 

 

Engana-se quem pensa que para manter a saúde bucal em dia, basta escovar os dentes após as refeições e, de vez em quando, usar o fio dental. Além de visitas regulares ao dentista, é necessário também algumas estratégias simples, como trocar a escova de dente. Afinal, a boca é um grande reservatório de microrganismos e a escova carrega muitos germes com ela.  



Quatro perguntas para Giana Schmidt, 46, cirurgiã-dentista e especialista em Ortodontia: 


É verdade que as escovas de dente precisam ser trocadas a cada três meses? 

Sim! Usar a mesma escova por muito tempo faz com que ela perca a eficiência. Mesmo escovando os dentes na frequência adequada, se a escova não é substituída, ainda há o risco de acumular placa bacteriana e tártaro, além de possibilitar que as bactérias se multipliquem nas cerdas e infectem a boca. 


Quando as cerdas começam a desfiar, é sinal que a escova não está limpando corretamente? 

 

Sim! Quando as cerdas da escova ficam desgastadas, a limpeza dos dentes e das gengivas fica comprometida. Para fazer uma boa escovação, as cerdas devem estar bem alinhadas, sem nenhum desgaste. Algumas escovas têm a marcação na cerda, para mostrar quando é hora de trocar. 


Doenças mal curadas, como aftas, herpes e gengivite, podem ser recorrentes se a escova não for substituída? 

 

Sim! É importante trocar a escova depois de ter uma gripe, infecções na boca ou na garganta. Este hábito mantém a saúde bucal e também ajuda a fortalecer o corpo contra novas infecções. 


Escova giratória funciona? 

 

Funciona. A escova elétrica gira em uma velocidade bem maior do que a manual. O cabo também facilita o posicionamento da escova na boca e a suavidade dos movimentos, especialmente para crianças, idosos ou pessoas com deficiência. Além disso, a cabeça da escova giratória é menor do que a outra, o que evita bater e machucar a gengiva. 

 

 

Pouca gente sabe, mas o famoso “juntar as escovas de dente” não é tão romântico assim. A dentista explica que o melhor é guardar a escova em pé, porque esta posição facilita a secagem. “ E se for o caso de guardar a escova de outra pessoa junto, é importante atentar para que uma não encoste na outra, para evitar a multiplicação de doenças. O ideal é ter um porta escova fechado, com fendas”, disse. 

 

Além disso, higienizar as escovas da forma correta também faz toda a diferença. “Sempre depois de usar é importante agitar bem para secar. Vale lembrar que manter a escova limpa ajuda a evitar doenças, mas não substitui a troca após uma infecção ou quando ela já estiver gasta”.  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600