linda insta

Reportagens Edição 185 - Dezembro de 2023

ChatGPT: um “alívio” que assusta


Um robô quase humano à nossa disposição 

 

Há pouco tempo atrás parecia loucura ou exagero imaginar que existiria algo capaz de pensar, responder e interagir por nós. E não, não estamos falando de robôs que utilizam mensagens automáticas e artificiais. Estamos falando de uma inteligência capaz de simular diálogos tão perfeitos que podem facilmente ser confundidos com uma conversa entre seres humanos.  

 

O ChatGPT, lançado em novembro de 2022, revolucionou a inteligência artificial (IA) e hoje é a ferramenta gratuita e mais popular do mercado - e que está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS, além do sistema web.  

 

Para quem ainda não sabe do que se trata, aí vai uma explicação breve: o ChatGPT cria frases e textos completos em tempo real, em mais de 90 idiomas, sobre qualquer tipo de assunto. A ferramenta é capaz de manter uma conversa humana em linguagem natural, respondendo a perguntas e pedidos de diversos níveis, feitos pelos próprios usuários.  

 
 
Como funciona? 
 
O ChatGPT faz parte de uma nova geração de sistemas baseados em inteligência artificial. A plataforma tem um grande banco de dados e consegue entender o contexto de cada pergunta. O objetivo é aprimorar o papel de assistentes virtuais já conhecidos, como a Alexa, inteligência artificial controlada por voz da Amazon.  
A cada pergunta respondida, o robô do ChatGPT aprende mais e melhora suas próximas respostas. Ele também é treinado para recusar responder perguntas consideradas inapropriadas. 
 
 
Tecnologia cada 
vez mais humanizada 
 
Quando você faz uma pergunta ou fornece uma entrada para o ChatGPT, ele analisa o texto e tenta produzir uma resposta coerente com base em seu conhecimento prévio sobre aquele assunto. Ele usa a informação fornecida como contexto e tenta entender a intenção por trás das palavras. Por isso, é como se você recebesse a resposta de uma pessoa, e não de uma máquina.  
Além de frases e respostas, a ferramenta também está apta a realizar atividades criativas, calcular impostos, resumir documentos, produzir imagens e vídeos, formular códigos de programação, letras de música, poesias e até receitas.  
 
 
Outras opções 
O universo da tecnologia é imenso e existem muitas alternativas ao ChatGPT. Seja para auxiliar em tarefas pessoais do dia a dia ou nas demandas do trabalho, tem inteligência artificial para todos os gostos e necessidades. Confira algumas: 
 
Bard 
O Bard é o chatbot de IA do Google e certamente o principal concorrente do ChatGPT. Você pode pedir ajuda à ferramenta para executar tarefas como planejamento de rotina, produção de conteúdo, elaborar roteiros de viagem e resolução de problemas matemáticos. 
 
Bing Chat 
O Bing Chat da Microsoft se destaca por elevar a experiência de realizar pesquisas na internet através do buscador. Ele é capaz de entregar resultados mais complexos e ajudar em uma série de tarefas. 
 
LuzIA 
Quem não desgruda do WhatsApp ou do Telegram vai adorar saber que é possível conversar com um chatbot inteligente no seu app favorito. É só você adicionar a LuzIA e bater papo com o assistente como se fosse um dos seus contatos. 
 
CharacterAI 
O CharacterAIi se destaca por assumir diferentes personas para deixar a conversa mais divertida. Por exemplo, a ferramenta é capaz de bater papo com os trejeitos do Super Mario ou do Elon Musk. Também é possível inventar personalidades para a IA. 
 
Perplexity AI 
O Perplexity AI é uma boa opção para quem precisa realizar pesquisas com direito a fontes e referências bibliográficas. Além disso, a interface do chatbot é bem simplificada e ideal se você dispensa cerimônias ao usar um app. 
 
Copy.AI 
O Copy.AI é uma alternativa voltada para a produtividade — sobretudo para redatores de sites, blogs, redes sociais, materiais publicitários e afins. Outra função bem interessante do chatbot é revisar ou sugerir melhorias em textos existentes. 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600