linda insta

Reportagens Edição 185 - Dezembro de 2023

Pós sem complicações


Camila Hertz Flores é pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional e especializada em pós-operatório de cirurgias plásticas. Ela atende em Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz

Como o taping pode ajudar depois da cirurgia 

 

Realizar uma cirurgia, seja ela para fins estéticos ou de saúde, por si só, já gera uma certa tensão, não é verdade? E esse sentimento é ainda mais intensificado no dia a dia do pós-operatório – já que muitas vezes, são necessárias restrições e cuidados específicos que interferem na rotina e ainda mexem com o emocional.  

 

Para auxiliar nesse processo e torná-lo mais tranquilo, existe um aliado importante aos tratamentos convencionais: o taping, uma técnica que diminui o inchaço da área operada e, assim, proporciona mais conforto e estabilidade no pós-operatório. Ele consiste na aplicação de bandagem elástica e hipoalergênica, gerando compressão aos tecidos no local em que foi aplicada. 

 

A fisioterapeuta Camila Hertz Flores, 34, explica que a bandagem, colocada na cirurgia ou na sala de recuperação, precisa ser trocada no período de cinco a 10 dias, conforme avaliação conjunta entre fisioterapeuta e médico. A retirada é feita em consultório e, se necessário, a bandagem pode ser reaplicada em outras áreas do corpo. “A paciente pode tomar banho com as bandagens, só precisa ter cuidado e paciência para fazer a secagem completa, sempre com o auxílio de um secador no modo frio”, explicou.   

 
 
Motivos para contar com o taping no pós-operatório:  
 

- Diminui as dores ocasionadas pelo processo cirúrgico; 

- Gera conforto e segurança ao paciente; 

- Reduz e previne a formação de fibroses (tecido cicatricial em excesso produzido pelo processo de cicatrização, que necessita ser controlado); 

- Diminui o tempo de pós-operatório, tornando-o mais eficiente.

 
 
Teste de alergia 
 
Camila destaca que é possível pacientes com peles mais sensíveis apresentarem alergia à cola da bandagem. Por isso, é fundamental a observação do profissional na avaliação pré-operatória. 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600