linda insta

Reportagens Edição 184 - Novembro de 2023

Transtorno de Borderline


“O Borderline pode afetar diversos tipos de relacionamentos, não apenas amorosos. Pode ocorrer em amizades, relações familiares e até no ambiente de trabalho”. Fernanda Scarparo Boeck.

Saiba identificar o distúrbio da impulsividade 

 

Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline (TPB). O nome parece confuso, mas os sintomas são conhecidos e perceptíveis. Quem nunca viu uma pessoa ir de zero a cem em questão de minutos? Ou já não atribuiu a famosa expressão “fazer tempestade em copo d’água” para alguém que transformou uma situação banal em uma grande tragédia? 

 

O distúrbio de personalidade é caracterizado por mudanças súbitas e bem opostas. Nesse sentido, é comum que os pacientes lidem com estabilidade e calmaria, mas que entrem em um surto psicótico de repente.  

 

 

Fique alerta! 

Como qualquer transtorno, os sintomas do Borderline também podem se intensificar com alguns gatilhos. “Evitar relacionamentos impulsivos e situações de estresse elevado pode ser útil. O gatilho mais agravante, muitas vezes, é o medo de abandono ou exclusão”, explicou a médica psiquiatra Fernanda Scarparo Boeck, 52. 

 

Segundo ela, as mudanças de humor podem ocorrer rapidamente e as reações podem ser intensas, mas variam de pessoa para pessoa. “As reações impulsivas podem levar a consequências graves, como provocar agressões físicas, automutilação e suicídios. É essencial buscar ajuda profissional para o tratamento adequado”, disse.  

 

 

Qual é a diferença entre Borderline e Bipolaridade? 

Enquanto o Transtorno de Personalidade Borderline envolve instabilidade emocional, relacionamentos tumultuados e medo de abandono, o Transtorno Bipolar é caracterizado por mudanças de humor extremas entre episódios de mania e depressão. 

 

 

Os 5 principais sintomas

- Mudanças de humor intensas e instáveis: pessoas com borderline podem alternar entre sentimentos intensos de felicidade, tristeza ou raiva em curtos períodos. 

- Medo intenso de abandono: elas podem temer o abandono, mesmo quando não há evidência disso. 

- Relações interpessoais tumultuadas: quem tem Borderline tende a ter relacionamentos instáveis, com brigas frequentes e mudanças extremas de opinião sobre os outros. 

- Comportamento impulsivo: isso pode incluir gastos excessivos, abuso de substâncias, comportamento sexual de risco e automutilação. 

- Sentimento típico de vazio: mesmo quando estão perto de outras pessoas podem ter a sensação de um vazio persistente. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600