linda insta

Reportagens EDIÇÃO 17 - SETEMBRO 2008

Conheça seu cão


Descubra coisas como as cores que ele enxerga, por que seu rabinho balança e qual o poder do seu olfato

 

Os cachorros, seja qual for a raça, são os preferidos entre os animais de estimação. Tendo como principal qualidade o companheirismo, eles trazem consigo uma série de segredos sobre seu corpo e atitudes. A veterinária Rosa Helena Bredow, 44 anos de idade e 21 de profissão, listou as principais características dos cães para que os donos possam saber um pouco mais sobre seu amigo.



 

Focinho

Comparado ao homem, o olfato do cão é um milhão de vezes mais desenvolvido e a região do cérebro que faz a decodificação do cheiro é 40 vezes maior. No cão esse é o sentido mais aguçado. Reconhece mais facilmente seu dono e sua casa pelo olfato do que pela visão. Na alimentação não é diferente: se o odor não for agradável, ele se recusa a experimentar. Por esse motivo, as fêmeas no cio podem ser identificadas pelo macho a muitas quadras de distância.


 

Ânus

Ao redor do ânus localizam-se as glândulas perianas que servem para lubrificar as fezes. Também servem como cartão de visitas olfativo. É por isso que os cães se cheiram nessa parte. Em situações de estresse pode haver liberação do conteúdo das glândulas, exalando um odor desagradável.


 

Cauda

É uma extensão da coluna. Serve para contrabalancear alguns movimentos do animal e ainda expressa o estado de humor. Quando o animal levanta, está querendo intimidar o inimigo. O rabinho entre as pernas é sinal de medo ou que o animal está doente. Levantado e balançando bastante indica felicidade, por isso que meche tanto quando você retorna para casa e lhe encontra.


 

Orelhas

A orelha dos cães é uma estrutura cartilaginosa, recoberta de pele e músculos. É um pavilhão móvel e pode se movimentar conforme a direção do som, assim como uma antena de radar. Percebe freqüências sonoras até 2,5 vezes superiores às distinguidas pelo homem, ouve até os ultra-sons. Na base da orelha existem muitos sensores táteis, por isso adoram ser acariciados nessa parte.


 

Língua

O sentido do gosto está ligado às papilas gustativas, que no cão são 12 vezes menores que as nossas. Por isso, eles podem consumir o mesmo alimento todos os dias, se tiverem vontade. Seu paladar está intimamente ligado ao faro. A língua ainda ajuda a controlar a temperatura corporal: quando fica para fora, facilita a evaporação da saliva e favorece a respiração. O calor excessivo pode até aumentar seu tamanho.


 

Barriga

É uma região rica em sensores táteis. Esta é a razão pela qual sentem tanto prazer quando alguém os toca ou faz cócegas em sua barriga. Sente também alívio ao calor quando deita sobre uma superfície fria ou quando tem cólicas.


 

Olhos

Os cães enxergam a maioria dos objetos em preto e branco e distinguem algumas cores básicas (azul, amarelo e vermelho). Tem boa visão noturna e percebem muito bem os movimentos a distância, mas distinguem mal os objetos fixos.


 

Patas

Com o corpo coberto de pêlos fica difícil transpirar, por isso as glândulas sudoríparas do cão se encontram em grande parte nas patas. Juntamente com a perda de água pela língua e focinho, elas controlam a temperatura corporal.




 

Curiosidades sobre filhotes


- Quando nascem, os filhotes não tem dentes e os olhos e ouvidos estão fechados. A partir de uma semana os ouvidos já estão abertos e mais ou menos aos 15 dias de vida os olhos se abrem. Com um mês os dentes já estão crescidos e por isso a cadela fica com as mamas machucadas após a mamada.


- Você já reparou que a cama da ninhada não possui fezes ou urina? Isso acontece porque enquanto os filhotes não ingerem outra alimentação além do leite materno, a mãe é a responsável pela higiene dos filhotes. A cada mamada lambe-os, estimulando a fazerem as necessidades, que são ingeridas pela mãe.

 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 134 - abril de 2019

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9696 - Fax (51) 3722-9601