linda insta

Reportagens Edição 183 - Outubro de 2023

Medo de dentista?


“Não deixe que seu próprio medo de ir ao dentista afete seu filho. Permita que ele tenha suas próprias experiências”. Júlia Rau Mallmann

Como causar uma boa impressão e encorajar os pequenos 

 

Você já pensou em quantas pessoas dizem não para a ida ao dentista todos os dias? A odontofobia está associada ao medo de consultar com esse profissional e a condição é mais comum do que muita gente pensa. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que 36% das pessoas que não foram ao dentista regularmente disseram que o medo era o principal motivo.  

 

Mesmo que a maioria dos procedimentos odontológicos não cause dor, o simples fato de serem examinadas faz com que as pessoas sintam estresse e ansiedade. Por isso, a dica é simples: comece desde cedo. Júlia Rau Mallmann, 26, especialista em Odontopediatria, diz que levar as crianças ao dentista assim que os primeiros dentinhos começarem a surgir, é fundamental para criar familiaridade com o ambiente e com o profissional. 

 

“Faça visitas regularmente, mesmo que o seu filho não esteja sentindo dor ou que não apresente nenhum problema bucal aparente. Opte pelo tratamento preventivo. Assim, você estará contribuindo para a construção de uma relação positiva com o profissional, e desta forma, a criança não associará a dor com a ida ao dentista”, explicou.  

 
 
 
Afaste de vez o pânico!  
 
A profissional afirma que o medo do dentista, muitas vezes banalizado, acaba desencorajando a busca pelo tratamento. Alguns adultos, por exemplo, se forçam a ignorar a dor, esperando que ela vá embora sozinha. Mas, segundo Júlia, é importante mudar essa percepção nas crianças, para que elas saibam lidar com seus problemas bucais no futuro.  
 
 
Para isso, existem alguns recursos que os pais podem adotar para aliviar a tensão nos pequenos e tornar as consultas mais tranquilas: 
 
- Escolha um dentista especializado em atendimento infantil: opte por um profissional que tenha experiência em lidar com crianças. Eles possuem técnicas e abordagens específicas para deixar os pequenos à vontade, tornando a experiência mais positiva. 
 
- Use recursos visuais: utilize livros, vídeos ou até mesmo jogos educativos que abordem o tema da ida ao dentista. Isso pode ajudar a diminuir o medo, pois assim, a criança saberá o que esperar e se sentirá mais preparada. 
 
- Explique a importância da saúde bucal: converse com o seu filho sobre a importância de cuidar dos dentes e de como o dentista pode ajudar nesse processo. Mostre que o dentista é um aliado na manutenção de um sorriso bonito e saudável. 





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600