linda insta

Reportagens Edição 181 - Agosto de 2023

Pele sem manchas


“Desenvolver e manter uma rotina de cuidados com a pele é essencial, afinal, prevenir a acne é mais simples do que resolvê-la posteriormente”. Lizandra Frantz.

Como evitar as marcas da acne 

 

Quem nunca sentiu uma vontadezinha de espremer aquela espinha que saiu bem no meio do nariz? Em um primeiro momento, essa parece ser a solução mais imediata e correta a se tomar. Mas, nada disso! É preciso ter paciência! Caso contrário, o resultado é o surgimento da acne, que gera manchas indesejadas e até cicatrizes que podem ser permanentes.  


Isso acontece porque a acne se caracteriza por um processo inflamatório que ativa a produção de melanina. Ou seja, quanto mais estimulamos essa inflamação espremendo cravos e espinhas ou tentando retirá-los de maneira incorreta, mais a produção de melanina será ativada e mais manchas vão aparecer. 


“A infecção é gerada também pelo fato de as mãos conterem muitas bactérias e outros microrganismos. Mas não é só cutucando a acne que haverá cicatrizes. O próprio grau de severidade da acne, geralmente entre 3 e 5, também é determinante, por ser em uma camada mais profunda da pele”, afirmou a estetacosmetóloga, Lizandra Frantz, 23.  


A profissional também explica que, diferente do que se pensa, nem todo mundo que tem pele oleosa é propenso a ter acne. “A pele oleosa tem uma produção excessiva de sebo. Já a pele acneica conta com uma alteração nas características do sebo, e é essa alteração que leva à proliferação de bactérias e formação da acne e cravos”, disse. Também é mito pensar que acne é coisa de adolescente! A condição é enfrentada por muitos adultos, e em ambas as fases, ela costuma se manifestar com maior frequência no rosto, no peito e nas costas. 

 

Tratamento
A boa notícia é que existem tratamentos que podem suavizar as manchas e até mesmo fazê-las desaparecer por completo, dependendo da gravidade. “É possível evitar o aumento da acne com antibióticos orais, tratamento hormonal e outras medicações. Contudo, não é indicado iniciar procedimentos faciais com a acne ainda ativa. Somente após o controle da acne e a melhora da pele, é possível resolver as marcas com tratamentos eficazes, como microagulhamento, peeling e limpeza de pele”, destacou Lizandra. 

 

Checklist para evitar a acne: 

- Tenha o hábito diário da higienização, sempre removendo a maquiagem com um demaquilante adequado para seu tipo de pele

- Faça esfoliação no rosto uma ou duas vezes por semana, sem esquecer de hidratá-lo

- Invista no uso de protetor solar com cobertura mate.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 189 - Maio de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600