linda insta

Reportagens Edição 180 - Julho de 2023

Make artística além do palco


Malu é maquiadora especialista em maquiagem artística

Ela anda da festa temática até as sofisticadas 

 

Um dos maiores e mais importantes eventos fashion do mundo, o Met Gala, que acontece anualmente em Nova Iorque, tem mostrado que a maquiagem artística não é só para o palco. A moda e as tendências surgem a partir do que as celebridades estão usando, e elas não pisam no tapete vermelho se não for para causar.  

 

Assim como nos grandes desfiles de moda, a maquiagem mais ousada mostrada pelas famosas é, muitas vezes, uma expressão do movimento que está por vir e não uma maquiagem a ser copiada, entende? Quem já não viu looks bizarros na passarela do São Paulo Fashion Week? Modelos usando, por exemplo, chapéus gigantes ou vestidos cheio de arcos enormes envolvendo o corpo? 

 

Mas uma coisa é fato: estamos vivendo um momento de “romper” padrões, e com grande incentivo a expressar nossa personalidade. “Na make artística não existe uma regra. A proposta é ser mais conceitual, expressando criatividade na replicação de personagens ou na criação de novas ideias”. É o que diz a maquiadora Malu Brendler, 32, com 14 anos de profissão.  

 

Maquiagem artística fantasia em Maria Clara Avena, inspirada nas personagens da animação “Monster high”  

 

Festas temáticas  

Outra oportunidade de ousar com as makes artísticas é aproveitar as tradicionais festas de Carnaval e Halloween, por exemplo. Um mercado bem próspero que está em crescimento é a procura por este tipo de produção para festas infantis. “A maquiagem mais desafiadora e que levou mais tempo para ser concluída foi a da ‘Wandinha caveira’, inspirada na série da Netflix”, conta Malu. 

 

Segundo Malu, o tempo investido na produção de makes artísticas mais elaboradas, normalmente, é de duas horas. Algumas técnicas são utilizadas para alcançar os efeitos desejados, como luz, sombra e paletas de cores para trazer vida ao personagem. “Neste caso, evidenciei as cores e os detalhes com aplicações como parafusos, cicatrizes e as mechas coloridas no cabelo”, conta.  

 

 

Já a make social artística leva de 45 minutos a uma hora para ser finalizada. Neste exemplo, ela foi idealizada para trazer um diferencial ao look, agregando glamour e elegância para um vestuário básico. “É possível abusar dos delineados gráficos coloridos e da aplicação de pedrarias. A escolha de diferentes cores e formatos de sombras também pode nos proporcionar esse novo olhar e evidenciar nossos traços, trazendo mais destaque ao rosto”, explica. 

 

Maquiagem artística social em Anna Laura Cardozo   

 

A make artística pode ser usada em festas mais sofisticadas e estar presente apenas nos detalhes, com o uso de cristais ou delineados gliterinados. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600