linda insta

Reportagens Edição 180 - Julho de 2023

Surto psicótico


“A duração de um surto psicótico dependerá da causa. Alguns podem durar semanas, levando a uma internação psiquiátrica de emergência. Para prevenir, é importante estar em dia com o acompanhamento psicológico e, se necessário, com tratamento medicamentoso,

Entenda o que aconteceu com Amanda Bynes

 

Quem lembra do caso da atriz e apresentadora norte-americana Amanda Bynes, 36, que foi vista andando nua pelas ruas de Los Angeles? Recentemente este episódio repercutiu nas redes sociais e sites de notícias do mundo todo e levantou um assunto muito importante: surto psicótico. Uma avaliação psicológica identificou que a artista estava em surto quando isso aconteceu. 

 

“Durante a crise, a pessoa apresenta confusão mental e faz um ‘rompimento’ com a realidade. Ela delira, tem alucinações, faz movimentos estranhos, tem alterações de humor e fala de maneira confusa e incoerente”. É o que explica a psicóloga Caroline Camargo Vargas, 32. 

 

Encontrar pessoas que estão sofrendo com isso está cada vez mais frequente, e o excesso de estímulos provados pelo uso excessivo de internet é um sinal de alerta. “A autocobrança, a baixa autoestima, o estresse e a ansiedade têm relação direta com a depressão e podem desencadear surtos em episódio único ou recorrente, dependendo da situação do paciente”, explica Caroline. 

 

 

! Algumas pessoas possuem uma genética herdada dos pais mais suscetível a desencadear certas condições ou características psiquiátricas. 

 

 

Ao lidar com alguém em surto... 

- Não confronte; 

- Mantenha atitude tranquila; 

- Mantenha a pessoa em vigilância e segurança; 

- Tire do seu alcance possíveis objetos de risco; 

- Ligue para o Samu ou leve a pessoa para a emergência do hospital mais próximo. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600