linda insta

Reportagens Edição 179 - Junho de 2023

Calvície é só coisa de homem?


“Mesmo em casos de implante, o tratamento para a calvície é indispensável, pois ela ainda pode seguir avançando. Para quem tem a doença, o tratamento deve ser realizado a vida toda”. Paula Rizzati

Condição também afeta mulheres de todas as idades 

 

Diferentemente da calvície masculina, que já é uma velha conhecida de grande parte dos homens, a calvície feminina é uma condição ainda pouco comentada, porém, mais comum do que a gente imagina. 

 

Estudos estimam que 50% das mulheres com 80 anos terão algum grau de calvície feminina. Segundo Paula Rizzatti, 38, médica dermatologista e especialista em Medicina Capilar, cabelos se tornando cada vez mais finos e menos volumosos pode ser um dos sinais para identificar o problema. Confira alguns mitos e verdades sobre o tema pela visão da profissional: 

 

 

Calvície só acomete mulheres mais velhas. 

Mito! Apesar de ser mais frequente em mulheres a partir dos 50 anos, a condição pode acometer meninas desde a adolescência. Nesses casos mais precoces, geralmente é mais grave e progride mais rápido. 

 

O uso de testosterona (o famoso “chip da  beleza”) pode causar ou agravar a calvície em mulheres. 

Verdade! É comum que o uso de testosterona inicie ou acentue rapidamente o afinamento e a queda capilar em mulheres que tenham predisposição genética à calvície. 

 

A queda é o principal sinal de calvície. 

Mito! Apesar de poder acontecer em alguns casos, o principal sinal é o afinamento capilar, cujo primeiro sinal é o alargamento da “risca de giz” do couro cabeludo. 

 

Minoxidil é um tratamento eficaz para calvície. 

Verdade! O minoxidil (principalmente se utilizado de forma oral) é um dos tratamentos que geralmente usamos na calvície, porém, associado a outros antiandrógenos. Ele, sozinho, tem pouca eficiência. 

 

A calvície não tem cura. 

Verdade! A calvície é uma doença crônica e progressiva em todos os casos, porém, é possível obter o controle e a melhora do quadro com acompanhamento médico adequado. 

 

Xampu antiqueda pode amenizar a calvície. 

Mito! Por ficar pouco tempo em contato com o couro cabeludo, nenhum xampu é capaz de reduzir a queda, e muito menos a calvície. A única finalidade do xampu é higienizar o couro cabeludo. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600