linda insta

Reportagens Edição 179 - Junho de 2023

Beleza em dia


“É importante sempre discutir as opções de tratamento com um profissional qualificado. Juntos, vocês determinarão a melhor abordagem para atender as suas necessidades”. Franciele Bataioli

Procedimentos faciais estão ganhando o coração das mulheres 

 

Ter lábios mais volumosos e harmônicos com o rosto é um desejo quase que unânime entre as mulheres, não é? Assim como ter uma pele lisinha, livre de rugas e linhas de expressão também está entre os efeitos mais desejados. Isso explica a grande procura por procedimentos estéticos que possam promover o rejuvenescimento facial.  

 

No entanto, é comum que ao pesquisar sobre as diferentes técnicas do mercado, muitas dúvidas comecem a surgir, especialmente sobre o preenchimento labial e a toxina botulínica (botox), tratamentos que vêm se popularizando cada vez mais. A cirurgiã-dentista Franciele Bataioli, 25, explica os efeitos diferentes de cada um deles.  

 

“Embora ambos sejam tratamentos estéticos para o rosto, eles não são a mesma coisa. O preenchimento labial envolve a injeção de um material de preenchimento nos lábios, como o ácido hialurônico, para aumentar o volume, melhorar o contorno ou suavizar as linhas ao redor da boca. É um procedimento não cirúrgico que é realizado no consultório de forma nada invasiva. 

 

Por outro lado, a toxina botulínica, também conhecida como botox, é uma neurotoxina que é injetada nos músculos do rosto para relaxá-los e suavizar as linhas de expressão e rugas. A toxina botulínica é mais comumente usada nas linhas da testa, ‘pés de galinha’ ao redor dos olhos e linhas ao redor da boca. Seus efeitos duram geralmente entre três e seis meses”, afirma. 

 

 

Cinco perguntas para Franciele Bataioli:

Posso tomar chimarrão após o preenchimento labial? 
“Não, pois o consumo de líquidos quentes pode aumentar a circulação sanguínea na região dos lábios, o que pode aumentar o inchaço e a dor. Além disso, a sucção necessária para beber o chimarrão pode causar pressão nos lábios e interferir na cicatrização do procedimento”. 

 

É verdade que a toxina botulínica é tóxica e pode se espalhar pelo corpo, causando danos aos órgãos internos?
“Não. Quando utilizada em doses terapêuticas adequadas e administradas por um profissional qualificado, a toxina botulínica é considerada segura e não representa riscos para a saúde.  A substância é usada há muitos anos em diversas áreas da medicina, incluindo a oftalmologia, a neurologia e a dermatologia, e é aprovada pelas autoridades regulatórias em todo o mundo. No entanto, é importante lembrar que a toxina botulínica não é indicada para todos os pacientes e que o tratamento deve ser personalizado de acordo com as necessidades e características individuais de cada pessoa”.  

 

Quando devo refazer o botox ou o preenchimento labial?
“O tempo recomendado para refazer os procedimentos depende de vários fatores, como a idade, a saúde geral, o estilo de vida e o tipo de produto utilizado. Em média, os preenchimentos labiais duram de seis a 12 meses, enquanto a toxina botulínica geralmente dura de três a seis meses. No entanto, esses prazos podem variar significativamente, dependendo da qualidade do produto, da técnica de aplicação e das características individuais do paciente”. 

 

Gestantes podem fazer botox?
“Não se recomenda a aplicação de toxina botulínica em gestantes, pois não há estudos suficientes sobre os efeitos do tratamento durante a gravidez”.  

 

Depois que passar o efeito do botox, as rugas podem retornar?
“Sim. A toxina botulínica relaxa temporariamente os músculos que causam rugas dinâmicas, ou seja, as rugas que aparecem quando fazemos expressões faciais, como franzir a testa ou sorrir. Quando a toxina botulínica começa a se dissipar, esses músculos voltam a se contrair, e as rugas podem reaparecer aos poucos”.  

 

É importante ressaltar que, com o tempo, o uso frequente da toxina botulínica pode levar a uma redução no desenvolvimento de rugas, já que os músculos que as causam são menos usados e, portanto, menos propensos a criar linhas de expressão permanentes. Além disso, uma combinação de botox com outros tratamentos estéticos pode ajudar a manter os resultados por mais tempo”, explica Franciele. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600