linda insta

Reportagens Edição 179 - Junho de 2023

Meu escritório instagramável


Exemplo perfeito aproveitando a luz da janela e com a luz artificial direcionada para a pessoa.

Cinco dicas para aparecer bem no vídeo

 

No corre-corre para adaptar o cantinho da casa ou do escritório para uma série de videochamadas que estavam recém-começando (lá em 2020), a maioria das pessoas se preocupou com duas coisas: ter uma cadeira confortável e ter uma ring light.

 

Porém, dois anos já passaram e, além de darmos um salto maior dentro do mundo digital, começamos a ficar mais exigentes com a imagem e fomos adaptando outros acessórios à rotina, como microfone, luzes e mais luzes.

 

Muitas empresas saíram do home office, mas, mesmo assim, segue crescendo o número de profissionais que utilizam a videochamada no dia a dia, como, por exemplo, os médicos para consultas on-line. E a gente sabe que quanto melhor, mais nítida e mais clara estiver a imagem, mais agradável é.

 

Na hora de montar o seu espaço ou se está por começar a “reforma”, leve em consideração estas dicas para que o seu cantinho fique mais profissional. Tenha em mente que aqui estamos falando de rotina, porque se você contratar um profissional de fotos e vídeos, ele vai saber regular a luz e terá equipamentos apropriados.

 

 

Dica 1 - Se a ideia é fazer lives e videochamadas na sua mesa de trabalho, tenha a luz natural, que vem da janela, a seu favor e não contra. Simule fazer uma foto e verá que seu rosto vai ficar escuro e cheio de sombras. É o mesmo que você estar na rua e se posicionar contra o sol para tirar uma foto. Não vai dar certo! Então, coloque a sua mesa de modo que você esteja de frente para a janela.

 

Dica 2 - Nunca fique abaixo da luz. Ao sentar no seu espaço, olhe para cima. Se a lâmpada estiver justamente ali na sua cabeça, mude de lugar ou mude a lâmpada. A luz tem que estar sempre iluminando você, nunca atrás ou em cima. Sabe aquelas “sombrinhas” que encontramos em estúdios fotográficos? É tipo isso. Tenha as luzes mirando em você.

 

Dica 3 - Menos é mais, e quanto mais detalhes e objetos tiver no seu cenário, mais você vai confundir ou desfocar a atenção da pessoa que está falando com você. É só você imaginar uma vitrina de loja cheia de roupas (encostadas uma na outra e ocupando todo o espaço) ou uma vitrina mais clean e com menos peças. A segunda opção será provavelmente mais agradável aos seus olhos. Então, preste muita atenção em tudo que vai aparecer junto a você na imagem.

 

Dica 4 - Plantas sempre são bem-vindas. O verde na decoração traz vida e conforto, mas não exagere. Tenha ele apenas em um detalhe. Ah, cuide para que esse detalhe não fique justamente atrás da sua cabeça e pareça que você está com um chapéu de escola de samba. Posicione a planta ao lado.

 

Cuide também para que não fique um quadro bem atrás de você e a sua cabeça no meio do quadro. Isso ficaria estranho. A sua imagem na tela, quanto mais clean estiver, melhor e mais profissional vai parecer.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600