linda insta

Reportagens Edição 179 - Junho de 2023

Sorriso iluminado


Franciele Horbach é cirurgiã-dentista e atua na área desde 2021, sempre buscando especializações dentro da Odontologia

Tire suas dúvidas sobre clareamento dental 

 

Um sorriso bem alinhado e com dentes branquinhos é o que muita gente quer. Um dos tratamentos mais procurados para a conquista desse objetivo é o clareamento dental. Isso porque o procedimento é simples, eficiente e pode ser realizado tanto no consultório do dentista quanto em casa, desde que seja com o acompanhamento de um profissional.  

 

Porém, apesar da alta procura, o tratamento estético ainda gera algumas dúvidas, e isso pode acabar desencorajando as pessoas que buscam o sorriso perfeito. Franciele Horbach, 33, dentista e especialista em Clareamento Dental, esclarece alguns mitos e verdades sobre o assunto. 

 

 

O tratamento é individualizado 

Verdade! Por isso, seu resultado requer tempo, disponibilidade e cooperação do paciente. Como cada pessoa é única, existe um protocolo individualizado que deve ser seguido para que o paciente não sinta sensibilidade após o procedimento.  

 

 

A técnica é segura 

Verdade! O clareamento dental é um procedimento conservador, não invasivo e que não oferece riscos à saúde bucal. Contudo, existe um limite para que ocorra o clareamento máximo do dente. Por isso, a supervisão de um profissional é de extrema importância nesse processo.

 

 

Alguns alimentos precisam ser evitados 

Mito! Uma grande dúvida, que envolve a dieta durante o tratamento, afirma que não devem ser ingeridos alimentos e bebidas que contenham corantes durante as sessões de clareamento. Mas estudos recentes garantem que itens como o café, por exemplo, não alteram o tratamento clareador, deixando evidente que a dieta branca não é necessária para atingir resultados satisfatórios. 

 

 

Carvão ativado faz bem para os dentes 

Mito! O carvão ativado, presente em alguns tipos de gel dental, possui alta abrasividade, o que causa danos no esmalte dos dentes a longo prazo. Alguns, inclusive, são irreversíveis, como o aumento da rugosidade superficial do dente, o desgaste do tecido dental, a hipersensibilidade, o escurecimento dental e a diminuição da espessura do esmalte. Além disso, quando utilizado, ele promove maior risco de desenvolvimento de cárie. 

 

 

Soluções caseiras clareiam os dentes 

Mito! Muito se ouve falar de misturas caseiras para clarear os dentes, como limão, vinagre e bicarbonato de sódio. Mas isso não acontece, pelo contrário! Eles podem até causar a impressão de que removem superficialmente as manchas, mas, na verdade, são abrasivos e danificam os dentes. 

 

 

Clareamento enfraquece os dentes 

Mito! O dente até pode ficar mais sensível, mas não poroso ou enfraquecido. Isso ocorre porque os poros ou canalículos ficam abertos para que o gel clareador libere as moléculas de pigmento que estavam impedindo a luz de passar. Porém, o procedimento não causa dor, não corrói o esmalte do dente e essa sensibilidade tende a diminuir após o tratamento. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600