linda insta

Reportagens Edição 179 - Junho de 2023

Partiu academia!


“Treinar é um remédio diário. A OMS recomenda 150 minutos de exercício físico de intensidade moderada por semana. Esta é a dose mínima de uma fórmula que pode transformar a sua vida. Basta você querer!” Raquel Aires Sousa

Não deixe que o frio te impeça de ir

 

Não dá pra negar que os dias frios são mais preguiçosos, afinal, é normal se sentir menos disposto quando a temperatura está baixa e a chuva cai forte lá fora. Mas é importante lembrar que os hábitos saudáveis precisam ser constantes! Por isso, não basta ter foco somente nos dias ensolarados, é preciso espantar a preguiça e encarar os dias cinzentos e chuvosos também. 

 

Raquel Aires Sousa, 35, é personal trainer e instrutora de musculação, pilates e ritmos no Sesc. Para ela, apesar de desafiador, treinar durante o ano todo – inclusive no inverno – é essencial para o alcance de todos os resultados relacionados à saúde, ao condicionamento físico, ao bem-

estar e à estética.  

 

 “É preciso manter-se em movimento, até porque a ingestão calórica geralmente é maior com as baixas temperaturas. Além disso, a prática de exercícios físicos faz com que nosso hipotálamo libere naturalmente o hormônio chamado endorfina, responsável pela redução do estresse e da irritabilidade, pela sensação de bem-estar e felicidade, pela melhora da qualidade do sono, entre tantos outros benefícios”, destaca. 

 

 

Quatro motivos para não abandonar o treino no inverno 

1- Fortalece o sistema imune 

Estudos comprovam que a exposição ao frio pode ser benéfica e ajuda a aumentar os leucócitos (responsáveis por proteger o organismo contra infecções, alergias e doenças virais) e os granulócitos (células sanguíneas encarregadas por atacar as infecções do corpo). 

 

2- Previne doenças cardíacas 

Ao treinar no frio, o coração precisa bombear o sangue mais rapidamente para conseguir aquecer todo o corpo. Dessa forma, existe um aumento na circulação sanguínea, que ajuda a reduzir a pressão arterial e a limpar as artérias, evitando doenças cardiovasculares como hipertensão, AVC e até infarto. 

 

3- Melhora o funcionamento do pulmão 

Respirar durante as atividades físicas no frio pode ser um pouco mais difícil devido à diferença de temperatura. No entanto, essa alteração ajuda o corpo e o pulmão a treinar para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando a performance durante os exercícios e a energia durante o dia a dia. 

 

4- Aumenta a resistência 

Treinar no frio provoca um aumento no esforço do corpo, especialmente para o sistema cardiovascular e respiratório. Esse aumento é bom para estimular a resistência corporal, desde que não seja em excesso. 

 

 

Você sabia? 
É cientificamente comprovado que ficamos com mais sonolência no frio, pois o grau de luminosidade está relacionado ao estado de vigília. Ou seja, nos dias nublados, o organismo é menos estimulado a liberar substâncias e hormônios relacionados à atenção, concentração e disposição. 

Além disso, quanto menor é a temperatura, maior é a liberação de melatonina, o hormônio que estimula o sono. Por isso, temos a real sensação de estarmos menos dispostos e mais preguiçosos nesses dias. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600