linda insta

Reportagens Edição 178 - Maio de 2023

Mercado imobiliário


“É importante fazer uma boa escolha do profissional que irá intermediar a transação imobiliária, pois isso impacta na segurança e na análise de todos os possíveis riscos do investimento”. Aline Lima

Descubra por que é seguro e vantajoso investir  

 

 

Você conhece alguém com um bom estilo de vida e que não tem pelo menos uma parte do seu patrimônio investido em imóveis? Independentemente se são empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos, os imóveis são uma das formas mais tradicionais de investimento.  

 

“Essa é uma das mais seguras e estáveis aplicações financeiras, pois eles apresentam grande potencial de rentabilidade, com oportunidades de ganho acima da média. Mas, para isso, é preciso entender o mercado e ainda conhecer o momento de vida e os objetivos de cada investidor, para só então estabelecer uma estratégia de investimento”, explica Aline Lima, 40, corretora e despachante imobiliária. 

 

 

As melhores opções 

Terreno  
O risco no investimento é muito baixo. O investidor ganha tempo para se organizar financeiramente para construir na propriedade aos poucos ou em um momento mais oportuno, assim como tem a possibilidade de venda no futuro. Buscar regiões com tendência de valorização pode ser uma boa oportunidade, além dos terrenos em loteamentos fechados. Porém, um alerta é importante: pode não ser tão fácil vendê-lo com o lucro que o investidor almeja e, se o interesse for a venda rápida, precisará diminuir o preço do imóvel. 

 

Imóvel na planta 
Essa é uma das opções com maior potencial de rentabilidade, além de ter valores mais acessíveis do que um imóvel pronto. Nessa situação, a construtora responsável pela obra pode oferecer parcelamentos diretos com a possibilidade de quitar o saldo devedor com financiamento quando a obra for finalizada. Uma dica é investir logo na fase de lançamento do empreendimento. “Contudo, é preciso estar atento ao prazo de conclusão da obra: só opte por esta modalidade caso não tenha pressa em receber o capital investido. Só opte por esta modalidade se não tiver pressa em ter o lucro, pois caso queira vender durante a obra, irá concorrer com as condições facilitadas da incorporadora”.

 

Imóvel pronto 
Essa é uma boa alternativa para quem aposta nos ganhos com aluguel. Aqui, o investidor terá que dispor de paciência para passar o “pente-fino” em suas opções, pois sempre aparece um bom negócio quando menos se espera. E atenção: deve ser observado o estado de conservação do imóvel e contabilizados possíveis custos adicionais com reformas e manutenções.  

 

Imóvel comercial 
Com a necessidade de aumento dos centros comerciais, uma casa antiga, localizada em uma rua movimentada ou com potencial de crescimento, pode representar uma bela oportunidade de negócio! “Porém, aconselho optar por esta modalidade se você tiver um conhecimento avançado sobre a dinâmica comercial da cidade e, especificamente, do mercado de imóveis comerciais na região”.  

 

Galpões logísticos e depósitos 
Ponto de apoio fundamental para a rede varejista, não é de hoje que os galpões logísticos são vistos com bons olhos pelos investidores. Empresas comerciais ou industriais costumam buscar esses espaços como sede para as suas operações, o que abre brecha para investimentos de diferentes proporções.  

 

Imóvel rural
Adquirir área rural é complexo e exige certa experiência e conhecimento no que deseja produzir, além de disponibilidade financeira. Sua aquisição pode ser destinada para arrendamento, o que garante uma boa renda anual. O agronegócio atrai também investimentos, e as propriedades rurais, há tempos, passaram a ser um ativo financeiro.

 

Imóvel em cidades turísticas ou litoral 
Já parou pra pensar que o seu imóvel pode ser uma fonte de renda com locações mensais ou por temporadas? Nesse sentido, o próprio imóvel supri suas despesas de manutenção e, inclusive, serve para custear outras despesas da família.  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600