linda insta

Reportagens Edição 178 - Maio de 2023

Menos tempo para a infância


Roberta nasceu em Caxias, mas toda sua família é cachoeirense. Ela cresceu aqui e hoje reside em Porto Alegre, onde atende em seu consultório.

A puberdade  precoce  preocupa 

 

A puberdade precoce é uma realidade que vem preocupando pais e médicos. Um cenário em que meninas menstruam antes dos 11 anos de idade, por exemplo, passou a ser mais recorrente. Os prejuízos são grandes: a infância tem ficado cada vez mais curta e as crianças já têm gostos de adolescentes – e isso pode ter consequências físicas, transtornos psicológicos e de comportamento. 

 

Roberta Bulsing dos Santos, 43, ginecologista e obstetra há 15 anos, afirma que nos últimos 20 anos foi notada uma queda de um a dois anos na idade média em que as meninas entram na puberdade. “Se cogita que os estados nutricionais (sobrepeso, obesidade e desnutrição), assim como a exposição a agentes químicos, como os agrotóxicos, e o aumento da incidência de transtornos emocionais na infância possam estar exercendo impacto na mudança da faixa etária média da puberdade, principalmente em meninas”, explica. 

 

 

Saiba identificar 

A puberdade é conhecida como o período que marca a transição da infância para a adolescência, e essa passagem é caracterizada por mudanças marcantes no corpo, como o surgimento das mamas, pelos pubianos e a primeira menstruação, assim como alterações significativas do crescimento e aquisição da fertilidade. Essa condição, conforme a ginecologista, também pode estar associada a fatores genéticos. Nesse sentido, filhos cujos pais tiveram puberdade precoce também pode desenvolver o problema.  

 

A profissional, então, alerta: se esses fatores forem identificados antes dos 8 anos de idade, precisam ser investigados. Para isso, é recomendada uma consulta médica para averiguar um provável diagnóstico. “Inúmeras são as causas que podem desencadear essa condição. O primeiro passo é diagnosticá-las. A partir de então, se define o tratamento, com o intuito de parar ou retardar o processo que foi desencadeado”, afirma. 

 

Apesar de ainda não ter uma causa definida, especialistas afirmam que é possível prevenir a puberdade precoce cuidando da alimentação e do conteúdo que as crianças têm acesso. Por isso, pais precisam estar atentos para que os filhos não ganhem peso exageradamente ou que consumam produtos industrializados e com muitos conservantes. Outra recomendação é evitar que as crianças sejam expostas a conteúdos que elas não estão preparadas para assimilar, seja na televisão ou na internet. 

 

 

Uma pergunta 

Menina que menstrua cedo para de crescer? 

“Sim. O período entre o início da puberdade e o estabelecimento da menarca (primeira menstruação) tem influência direta na estatura final da mulher. A ocorrência da menarca coincide com a fase descendente do estirão de crescimento. Portanto, maturação puberal mais cedo está relacionada à estatura final um pouco menor sim”. 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600