linda insta

Reportagens Edição 176 - Março de 2023

Uma mulher protagonista


“Acredito na necessidade de diálogo, convergência de ideais e ações entre entes públicos e a sociedade civil que culminem com a preservação e realização da vocação cultural de Cachoeira do Sul.”. Dariely de Barros Gonçalves.

Dariely lançará seu primeiro livro solo

 

 

ue ela é linda, inteligente, elegante e supercompetente todo mundo sabe. Ela inspira pessoas ao seu redor, é voluntária e engajada em causas que podem fazer a diferença no mundo. Como se não bastasse, Dariely de Barros Gonçalves, 57, tem também outros talentos que transcendem a sua já conhecida trajetória profissional na área da advocacia. Além de ser a mulher das leis, ela é também a mulher das letras. 

 

Natural de Porto Alegre, ela se considera cachoeirense de coração, pois já vive na cidade há 32 anos. Se graduou em Direito em 1897, se especializou na área e, em 2021, também concluiu bacharelado em Filosofia. Mas a escrita sempre fez parte da sua vida - até então, de maneira despretensiosa.  

 

“Quando passei a ter uma coluna no jornal, senti a necessidade de apurar a forma e aprender a técnica. Então, passei a realizar diversos cursos na área da escrita criativa e formação de escritores. A partir daí, comecei a receber convites para participar de várias coletâneas e antologias, inclusive internacionais, e para ingressar em academias e associações literárias, até no exterior”, conta.  

 
 
 
Engajada com a cultura 
 
Dariely é casada com o médico pediatra Marcos Rogério Seelig Gonçalves, 59. Com ele, criou dois filhos, daqueles que enchem os pais de orgulho. Vinícius de Barros Gonçalves, 25, é formado em Realização Audiovisual, proprietário da produtora Casa Átomo, de Porto Alegre, premiada em Los Angeles, finalista em Paris e em Porto Alegre no último Prêmio ARP; e Diogo de Barros Gonçalves, 19, acadêmico de Comunicação Digital, na Unisinos, e Direito, na Fundação do Ministério Público – FMP. 
 
Agora, com os filhos já independentes e trilhando sozinhos os seus próprios futuros, Dariely segue se redescobrindo enquanto mulher e profissional. Com muita sede de aprender, ela dedica seu tempo hoje a se desenvolver em áreas que ainda quer explorar. “O tempo, antes muito dedicado aos meus filhos, hoje sobra para investir em outras atividades. Estou me dedicando a uma área pela qual sou apaixonada e na qual acredito ser fator determinante na formação dos indivíduos e das sociedades: a cultura. E, para aquilo que se ama e em que se acredita, sempre há tempo, energia e motivação”, destaca.  
 
 
Uma coleção de títulos  
 
São muitos os títulos de Dariely – e precisaríamos de uma edição inteira para nomeá-los aqui. Mas, dentre eles, destacam-se: é membro fundadora e vice-secretária da Academia Cachoeirense de Letras (ACL); presidenta da Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura (Amicus); membro da Academia de Artes, Ciências e Letras, Castro Alves, Porto Alegre, RS - cadeira nº. 13; e membro da Academia Internacional de Artes, Ciências e Letras (Alpas) 21 - cadeira 275. Ela possui mais de 300 crônicas e contos publicados em blogs, jornais, e-books e revistas literárias. 
 
Além disso, coleciona as mais recentes premiações: Destaque Cultural do Jornal do Povo de Cachoeira do Sul/2019; Mérito Poético na Feci/2020; menção honrosa na Feira do Livro de Lisboa/2021 com a crônica “Viajar é trocar de pele”, dentre outras.  
 
Para 2023, ela já adianta algumas novidades. Dariely lançará seu livro solo, ingressará na ALB/RS (Academia de Letras do Brasil), do Rio Grande do Sul, e na Abars (Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul).  
 
 
“Acredito na necessidade de diálogo, convergência de ideais e ações entre entes públicos e a sociedade civil que culminem com a preservação e realização da vocação cultural de Cachoeira do Sul.”. Dariely de Barros Gonçalves. 
 
 
! No final do ano passado, Dariely foi premiada em Paris, na França. A conquista se refere à sua participação com destaque em várias publicações e feiras literárias internacionais. 
 






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600