linda insta

Reportagens Edição 175 - Janeiro e Fevereiro de 2023

Vai pegar a estrada?


Bruno é especialista em oficina automotiva e atua no ramo há três anos.

Evite preocupações com o carro 

 

 

Para não ter surpresas desagradáveis nas férias é fundamental se certificar que o carro está com tudo o que precisa em dia. Bruno Glashorester, 35, empresário no ramo de oficina automotiva, dá dicas importantes para pegar a estrada com segurança. 

 

Confira o óleo
Ele é o responsável por lubrificar o motor, evitando, assim, o desgaste e o atrito entre as peças. “O recomendado é que o motorista faça a troca de óleo e filtro sempre no período indicado. Isso ajuda a prolongar a vida útil do motor e evita maiores transtornos”, afirma Bruno.  

 

Cheque os pneus 
A calibragem é essencial na hora de verificar o estado dos pneus. Para segurança, eles não podem estar lisos e nem com bolhas, e é preciso estar atento aos prazos de validade. Os estepes também devem estar revisados, pois a substituição de um pneu em estado não apropriado para a rodagem pode causar uma aquaplanagem em casos de chuva, provocando acidentes e podendo gerar multas.  

 

Verifique o sistema elétrico
É fundamental checar todas as luzes do veículo, como setas, luzes de freios, farol alto e baixo, pisca alerta e luz de ré. Para uma viagem tranquila, é necessário garantir que esses itens estejam funcionando, já que na estrada, à noite, contamos somente com a iluminação vinda dos outros veículos.  

 

Atenção para os freios
Os freios são cruciais quando o assunto é segurança no trânsito. É essencial que as pastilhas e discos de freios sejam analisados com atenção na revisão preventiva. 

 

Balanceamento e geometria
O balanceamento garante que as rodas girem sem vibrações. Já a geometria serve para ajustar os ângulos das rodas e garantir uma direção mais tranquila. “Esses itens também economizam combustível quando feitos em seu período indicado, além de prevenir que o carro jogue mais para a direita ou para a esquerda”, explica o especialista.






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600