linda insta

Reportagens Edição 174 - Dezembro de 2022

Você usa lentes de contato?


Rodrigo Previdello Carrion é médico há 14 anos, especialista em Oftalmologia e subespecialista em Córnea e Cirurgia Refrativa.

Mal higienizadas, elas podem causar infecções e até cegueira 

 

 

Com certeza você conhece alguém que usa lentes de contato e que não segue à risca os cuidados necessários no dia a dia, não é? Quando o assunto é saúde, falta de informação e excesso de confiança podem resultar em consequências graves. 

 

Segundo dados do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), dos Estados Unidos, até 90% das pessoas que usam lentes têm hábitos ruins, que podem gerar doenças graves e até levar à cegueira. Para te ajudar a prevenir esses riscos, o oftalmologista Rodrigo Previdello Carrion, 41, listou os seis erros mais comuns que você precisa evitar.  

 

 

- Não tirá-las para dormir  
Ainda há profissionais que não orientam retirar as lentes todos os dias, porém, segundo Rodrigo, os estudos comprovam que não retirar para dormir aumenta consideravelmente os riscos de infecção. 

 

- Cuidados na piscina, no mar e no banho
Essa é uma recomendação muito comum, no intuito de evitar infecção ou de perder as lentes na água. “Normalmente, recomendo que, se for usar, procure cuidar para que a água não entre diretamente no olho. Também evite abrir os olhos embaixo d’água, a não ser que esteja usando óculos de natação”, destaca. 

 

- Não limpá-las todos os dias  
Sempre que a lente é retirada dos olhos ou antes de colocá-la, preocupe-se em verificar se ela foi limpa com os produtos recomendados. “Inclusive, ao limpá-las, faça uma leve fricção das lentes nos dedos para remover impurezas e resíduos”, recomenda. 

 

- Ignorar o prazo de validade 
Todas as lentes têm seu prazo de validade e ele deve ser respeitado, pois materiais contaminados ou em deterioração podem causar problemas muito sérios aos olhos. 

 

- Não trocar ou não limpar o estojo
O estojo deve ser limpo pelo menos uma vez por semana. Há produtos específicos para fazer isso, mas, conforme Rodrigo, também é recomendado colocá-lo em água fervente por cinco minutos. 

 

- Usar sem moderação 
As lentes bloqueiam a troca gasosa da nossa córnea. Cada material vem com um índice de oxigenação, o que faz com que lentes melhores possam permanecer nos olhos mais tempo do que outras. “Deve-se entender que tipo de lente você está usando para ter uma ideia do tempo que poderá usá-la sem interrupção. Contudo, é muito saudável revezar o uso das lentes com os óculos”, recomenda.  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 188 - Abril de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600