linda insta

Reportagens Edição 174 - Dezembro de 2022

Sem desperdício


“Construir um mundo de regeneração ambientalmente amigável e ecologicamente sustentável depende do que cada um de nós está disposto a fazer hoje”. Marília Hollweg.

Medicamentos manipulados e a sustentabilidade

 

 

Você sabia que o Brasil é o quarto país no mundo que mais produz lixo? Segundo dados do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), são mais de 11 milhões de toneladas por ano. E um dos maiores  problemas enfrentados é a produção e o descarte dos resíduos, que afeta praticamente todos os setores econômicos.  

 

Em um cenário em que a preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais um tema relevante e atual, a busca por ações conscientes vem ganhando mais espaço no mercado. É aí que entra o consumo de medicamentos manipulados, que pode contribuir (e muito!) para a sustentabilidade.  

 

Isso porque três das suas principais vantagens estão na contramão desses dados, significando economia no bolso do consumidor e benefícios para o meio ambiente. Marília Hollweg, 63, Farmacêutica e empresária, explica cada uma delas para nós.

Personalização:
os medicamentos manipulados são prescritos conforme a necessidade do paciente e produzidos em pequena escala. Isso evita o desperdício e gera economia em energia, água, lixo e poluentes 

 

Adequaçãoda dose:
Por serem personalizados, os manipulados são fabricados na quantidade exata do tratamento, evitando o descarte desnecessário de toneladas de medicamentos vencidos.

 

Manipulação:
Em outras palavras, a “junção do tratamento” permite que o médico prescreva em uma mesma fórmula a associação de todas as substâncias necessárias para o paciente, utilizando uma única embalagem. “Mas há, ainda, a possibilidade de reaproveitamento através da reciclagem, desde que sejam devidamente esterilizadas. Além disso, outra boa prática é a compra de dermocosméticos em refil”, recomenda Marília.  






EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600