linda insta

Reportagens Edição 174 - Dezembro de 2022

A vida sem filtros


APP BeReal quer a realidade dos usuários 

 

 

Que atire a primeira pedra quem já não esteve a um clique de postar uma foto na rede social, mas desistiu, porque achou que ela não estava bonita o suficiente. Aí correu para o editor de imagens, realçou as cores, corrigiu as imperfeições, aplicou um filtro e... foto pronta e perfeita  para publicar. Na contramão dessas exigências do mundo virtual, o aplicativo BeReal surgiu com uma nova proposta: ser uma rede social o mais próxima possível da realidade. E a principal forma de mostrar isso é não disponibilizar nenhum tipo de filtro aos usuários. A ideia é registrar momentos espontâneos, autênticos e imprevisíveis. 

 

O BeReal é recente e começou a se popularizar no Brasil faz apenas dois meses. Coincidência ou não, esse aplicativo está ganhando relevância com os jovens. Será uma nova “tribo” que está se formando e buscando uma rede social que seja mais a cara deles? Para muitos “adultos”, desapegar dos filtros é uma missão desafiadora, e resta agora saber se vão aderir a esta onda também

 

 

Como funciona essa nova rede social?  

Todos os dias, em horários diferentes, o BeReal manda uma notificação para o celular do usuário, avisando que está na hora de postar a sua publicação. A pessoa tem até dois minutos para fazer uma foto onde quer que ela esteja, mostrando o que realmente está fazendo naquele exato momento. O aplicativo consegue capturar tanto uma foto da câmera traseira como da câmera dianteira. Resumindo: cada usuário tem direito a apenas uma publicação por dia. 

 

Depois de publicar as suas imagens, o usuário consegue ver as fotos dos seus amigos (amigos, não seguidores). É possível reagir a cada foto com o RealMoji, que não são os emojis tradicionais do celular, mas, sim, uma selfie do próprio usuário. Caso a pessoa não faça a sua publicação no tempo estimado pelo aplicativo, ela ganha uma punição: as fotos dos seus amigos ficam borradas e ela não consegue reagir. 

 

 

Quem usa o BeReal 

“Pessoas são mais realistas” 

Júlia Rosa, 15, estudante e social media, ficou sabendo do aplicativo quando uma amiga a chamou para fazerem uma foto juntas. Agora, ela também usa a rede social e afirma que adora acompanhar o que os amigos estão postando. Para ela, essa interação é legal e permite que as pessoas compartilhem suas rotinas umas com as outras.  “O que me faz querer usar essa rede social é que lá as pessoas são mais ‘reais’. Sobre não ter filtros nas imagens, ao mesmo tempo em que é muito bom a gente poder ver fotos reais, admito que tem dias em que eu gostaria de poder usar algum filtro”, revela. 

 

 

Expectativa de postar momentos interessantes 

 

 

Ruan Prade, 18, estagiário de comunicação e marketing e estudante de Administração, diz que encara de forma positiva a imposição do BeReal de não permitir filtros, diferenciando-se do Instagram, por exemplo. “Isso já me incomodou um pouco, mas também me ajudou a destravar dessa mania de usar filtros em tudo”, diz. Apesar de aderir ao APP, ele conta que chegou a repensar se valeria a pena gastar mais tempo do seu dia em outra rede social. “Como eu tenho uma rotina bem agitada, achei legal usar uma rede social que me permita postar coisas diferentes e com pessoas diferentes. Agora, sempre que estou fazendo algo legal no meu dia a dia, fico naquela expectativa de receber a notificação, e não quando estiver em uma atividade mais ‘chatinha’ e que possa não interessar tanto às pessoas”, afirma.  
 
 
APP desperta a curiosidade 
A estudante Larissa Oliveira da Costa, 12, diz que o APP faz parte da sua rotina há aproximadamente um mês. No mesmo dia em que viu alguns familiares usando, ela conta que já despertou a sua curiosidade e decidiu instalar também.  Ela nunca se importou muito com os filtros do Instagram, então, não sente falta deles neste aplicativo. “Gosto do BeReal, porque ele mostra a nossa rotina e tem a opção de compartilhar as fotos só com os amigos”.  





EDIÇÃO IMPRESSA


Edição 190 - Junho de 2024

BUSCADOR

Última Edição Todas as Edições
linda no face 2

Rua 7 de Setembro, 1015 - CEP 96508-011 - Cachoeira do Sul/RS
Telefone (51) 3722-9644 - (51) 3722-9600